Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
FAQS - Frequently Asked Questions - Questões Frequentes
Como me posso inscrever no ISCPSI?

Para se poder inscrever no ISCPSI é necessário reunir todos os documentos solicitados no site:  Formulário solicitando a Admissão ao Concurso; Certidão narrativa do registo de nascimento; Certidão do registo criminal; Comprovativo de como tem o 12.º ano ou equivalente ou que está a terminá-lo; Comprovativo de como realizou a prova de Português nas condições previstas ​pela CNAES ou de como está inscrito para a realização da mesma; Documento comprovativo da situação militar; Atestado médico comprovativo da robustez física. Depois de reunidos, é possível entregar na Esquadra da PSP mais próxima, vir entregar no ISCPSI ou ainda enviar pelo Correio para o mesmo.

Existe a possibilidade de transferência de outra faculdade?

Não. Um candidato que frequente o ensino superior e pretenda ingressar no ISCPSI, tem de se submeter a nova candidatura para ingresso no ensino superior, e mesmo quando este frequente um curso superior com disciplinas iguais ao do CFOP e as tenha concluído com sucesso, não pode mesmo assim pedir equivalência das mesmas.

Quais são as habilitações académicas para o concurso do ISCPSI?

Uma das condições prioritárias de admissão é estar a frequentar o 12º ano ou ter terminado o ensino secundário e realizar, no ano do concurso ou já ter realizado nos dois anos anteriores, o exame nacional de acesso ao ensino superior da disciplina especifica estabelecida para a admissão do CFOP, neste caso será o de Português, feito na primeira ou segunda fase, tendo hipótese de concorrer com a melhor nota, independentemente da fase.
É feita a ressalva que é sempre necessário o comprovativo de como realizou a prova de Português nas condições previstas pela CNAES ou de como está inscrito para a realização da mesma.

Quando se inicia o concurso?

O concurso ocorre, normalmente, durante todo o mês de Maio. Em todo o caso, a data estabelecida é publicada em Diário da República.

Os alunos têm que ficar em regime de internato durante o decorrer do curso?

Os alunos durante a frequência do curso no ISCPSI vivem em regime de internato, com um ritmo de vida próprio que inclui as aulas, as actividades extra-curriculares, o desporto, a investigação e as actividades culturais e recreativas. Após terminarem todas estas actividades diárias ocupam o tempo livre dentro ou fora do Instituto em actividades de lazer. Os alunos estão sujeitos a regime de internato, havendo períodos de licença variáveis. Habitualmente têm o fim-de-semana livre assim como os períodos de férias escolares pré-estabelecidos.
Há possibilidade de pedir externato mediante a autorização especial e consentimento superior, contudo este requerimento só poderá ser apresentado a partir do 2º ano do CFOP.

Um candidato com deficiência na audição, visão ou outro problema pode concorrer ao ISCPSI?

Estas situações não o impedem de concorrer ao CFOP, contudo será submetido a uma inspecção médica que constitui um dos pré-requisitos de admissão ao Curso.

Como é calculada a nota de candidatura?

Na nota de candidatura entra a média do ensino secundário (50%), a nota do exame nacional de português (45%) e os pré-requisitos, nomeadamente entrevistas (5%).

No concurso nacional também entra o ISCPSI?

Não.

 

Qual a idade máxima para concorrer ao ISCPSI?
No caso de ser civil, tem que ter menos de 21 anos, em 31 de dezembro do ano em que se realiza o concurso.
Quanto aos elementos com funções policiais da PSP, os polícias que completem 35 anos até 31 de dezembro do ano do concurso podem candidatar-se à frequência do CFOP ministrado no ISCPSI, de acordo com as normas gerais de admissão (art. 122.º do DL n.º 243/2015, de 19 de outubro).

 

Que tipos de benefícios sociais tem um aluno do ISCPSI?

Todos os encargos financeiros decorrentes da frequência do curso no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna são suportados pela PSP, não tendo o aluno de pagar propinas. O alojamento, o fardamento, a alimentação são gratuitos. Está salvaguardado o acesso gratuito a publicações de apoio ao ensino, a uma gratificação mensal e Segurança Social. Os alunos beneficiam, ainda, de senha de passe social gratuita na área de Lisboa.

Qual a duração do curso?

O curso tem a duração de 5 anos, sendo o último ano de estágio.

O curso está adequado ao processo de Bolonha?

Sim, os 3 primeiros anos conferem grau de Licenciatura e os 2 últimos anos o de Mestrado Integrado.

Onde realizo e qual o material necessário para as provas e inspecções?

Para a realização das provas é necessário a presença dos candidatos no Instituto no dia em que foram solicitados para tal, excepto nas Regiões Autónomas em que as provas físicas e psicotécnicas são efectuadas em lugar a estipular pelos Comandos Regionais. O material necessário para as provas físicas é o equipamento de desporto; para as psicotécnicas apenas caneta e para as médicas todos os exames previamente solicitados.

Quais foram as notas mínimas dos candidatos que ingressaram no ISCPSI no último ano?

Face aos pré-requisitos eliminatórios que fazem parte do concurso de admissão ao CFOP, as notas mínimas de candidatura podem variar significativamente de ano para ano. Serão expostas no site as médias de entrada dos candidatos referentes ao ano transacto. Referimos que a nota mínima para ingresso no ISCPSI é de 100 pontos.

Posso utilizar os exames que realizei no ano anterior?

Os candidatos que não pretendam realizar exame de Português no ano em que concorrem, mas que tenham intenção de candidatar-se ao ensino superior com o exame nacional já realizado, devem solicitar a emissão da respectiva Ficha ENES do ano em que concorrem. É necessário ter em conta a validade deste exame.

 

Para mais informações contacte iscpsi@iscpsi.pt  / iscpsi@psp.pt