Eventos Realizados em 2018
Coluna do lado esquerdo Cerimónia de Encerramento do Ano Letivo 2017/2018 e Compromisso de Honra do 30.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia
Realizou-se, no dia 19 de junho de 2018, nas instalações do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), em Lisboa, a cerimónia de Encerramento do Ano Letivo 2017/2018, que teve como ponto alto o Compromisso de Honra do 30.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia.
Presidiu à cerimónia o Diretor Nacional da PSP, em Substituição, Superintendente – Chefe Manuel Magina da Silva. A força em parada, comandada pelo Comissário Rui Marta, do Corpo de Alunos do ISCPSI, foi constituída por dois grupos de alunos: um grupo de Aspirantes a Oficial de Polícia e dois subgrupos de cadetes-alunos.
Estiveram, igualmente, presentes, entre outras individualidades, o Diretor Nacional-Adjunto para a Unidade Orgânica de Recursos Humanos – Superintendente-Chefe José Oliveira, e o Diretor Nacional-Adjunto para a Unidade Orgânica de Logística e Finanças – Superintendente- Chefe José Torres, e o Diretor do ISCPSI – Superintendente-Chefe Abílio Vieira, bem como representantes das academias militares.
O 30.º CFOP teve início no ano letivo 2013/2014, sendo constituído por 31 alunos, 25 de nacionalidade portuguesa e 6 cooperantes, sendo estes, 2 de nacionalidade angolana, 2 de nacionalidade moçambicana, 1 de nacionalidade cabo-verdiana e 1 de nacionalidade santomense.
Candidaturas ao Curso de Mestrado em Ciências Policiais: Ano Letivo 2018-2019
Encontram-se abertas as candidaturas para o XI Curso de Mestrado em Ciências Policiais, nas especializações em Gestão da Segurança, Criminologia e Investigação Criminal e Segurança Interna, até 31 de agosto de 2018. Mais informações consulte o separador Cursos »» Mestrado em Ciências Policiais.
Cerimónia de Aceitação de Nomeação de Agentes Coordenadores
No passado dia 4 do mês de maio do ano de 2018, o Diretor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Superintendente-Chefe Abílio Pinto Vieira, deu cumprimento ao despacho de 09 de março de 2018, do Diretor Nacional da PSP, publicado por extrato, no Diário da Republica nº 59º, 2ª Série, de 23 de março de 2018, para aceitação de nomeação, ao abrigo dos artigos 72.º e 74.º do estatuto profissional do pessoal com funções policiais da Polícia de Segurança Pública, aprovado pelo Decreto--Lei n.º 243/2015, de 19 de outubro, na categoria de agente coordenador, os seguintes elementos policiais:
- Agente Coordenador Augusto Lopes de Andrade
- Agente Coordenador José Manuel Amado Fernandes
- Agente Coordenador Vitor Manuel Oliveira da Silva.
Inscrições Curso Avançado de Gestão de Crises – Novo prazo
As inscrições para o Curso Avançado de Gestão de Crises encontram-se abertas até 27 de abril de 2018.
O Curso é pós-laboral (3ª, 4ª e 5ª feiras, das 18h30 às 22h) e decorrerá entre 3 de maio e 21 de junho de 2018.
Consulte os conteúdos programáticos e demais informação relativa ao Curso no separador respetivo (aqui).
Inscrições abertas até 20 de abril
Curso Avançado de Gestão de Crises
Encontram-se abertas, até ao dia 20 de abril, as inscrições para o Curso Avançado de Gestão de Crises, com início previsto a 3 de maio de 2018.
Dissertações de Mestrado em Ciências Policiais, na área de especialização em Criminologia e Investigação Criminal
No período de 19 a 23 de fevereiro de 2018, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, dezanove alunos provenientes do Brasil e de São Tomé e Príncipe, apresentaram e defenderam publicamente as suas dissertações de mestrado em Ciências Policiais, na área de especialização em Criminologia e Investigação criminal. Os 19 candidatos eram Oficiais e Delegados que atualmente exercem funções nas seguintes instituições: Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, Brigada Militar do Estado de Rio Grande do Sul, Polícia Civil do Estado de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rio Grande do Sul, Polícia Federal do Estado de Acre, Polícia Federal do Estado de Amazonas, Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, Polícia Civil do Estado de Pernambuco e Sistema Penitenciário Federal de Brasília.
O Superintendente-chefe Pinto Vieira assume Direção do ISCPSI
O Superintendente – chefe Abílio Pinto Vieira foi, esta segunda feira, 5 de fevereiro, empossado pelo Diretor Nacional da PSP, Superintendente-chefe Luís Peça Farinha, para um mandato de três anos à frente do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, sucedendo, assim, ao Superintendente- chefe Pedro Clemente.
O novo Diretor tem 52 anos, é licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Nos últimos anos, desempenhou várias funções de relevo na orgânica da Polícia de Segurança Pública: Diretor da Escola Prática de Polícia, Comandante do Comando Metropolitano do Porto, Comandante Distrital da PSP de Coimbra e Inspetor Superior da Inspeção Geral da Administração Interna.
Na tomada de posse, o novo Diretor enalteceu o trabalho desenvolvido pelos seus antecessores e prometeu dar-lhe continuidade, com o trabalho e a dedicação de todos.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS POLICIAIS E SEGURANÇA INTERNA E O OBSERVATÓRIO DE SEGURANÇA, CRIMINALIDADE ORGANIZADA E TERRORISMO
No dia 24 de janeiro de 2018, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) celebrou um protocolo com o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT).
Este acordo tem por objeto a colaboração entre as partes na promoção de cursos de especialização e de pós-graduação, projetos de investigação, publicações, conferências, seminários e colóquios e atividades de debate no âmbito da segurança interna (pública e privada), terrorismo transnacional e criminalidade organizada e violenta.
Na assinatura do protocolo, marcaram presença, entre outras individualidades, o Diretor do ISCPSI, Superintendente-chefe Pedro Clemente, e o Presidente do Conselho Diretivo do OSCOT, Dr. António Nunes.
Clique na imagem para ler a Newsletter
Protocolo de Cooperação com a UAL
No dia 10 de janeiro de 2018, pelas 17:00, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna celebrou um protocolo de cooperação com o OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa. Este acordo de parceria vai permitir o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas académicas e científicas que vão consolidar e projetar a atividade das linhas de investigação do ICPOL – Centro de Investigação do ISCPSI. Na assinatura do protocolo, em representação da PSP, marcaram presença o Diretor Nacional Adjunto (Recursos Humanos), Superintendente-Chefe José Ferreira de Oliveira, o Diretor do ISCPSI, Superintendente-Chefe Pedro José Lopes Clemente e o Diretor do ICPOL, Subintendente Nuno Poiares. Em representação da UAL, marcaram presença, entre outras individualidades, o Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa, Professor Doutor José Amado da Silva, o Presidente do Conselho de Administração da CEU, Professor Doutor António Lencastre Bernardo e o Coordenador Científico do OBSERVARE, Professor Doutor Luís Tomé.
Plano Estratégico 2017-2020
Por despacho do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe Luís Manuel Peça Farinha, foi aprovado o Plano Estratégico do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna 2017-2020. O documento em apreço apresenta seis grandes eixos estratégicos:
Eixo 1 - Promover a qualidade no ensino;
Eixo 2 – Consolidar a investigação científica;
Eixo 3 – Reforçar a internacionalização;
Eixo 4 – Desenvolver a gestão da qualidade;
Eixo 5 – Otimizar a gestão de recursos e processos produtivos;
Eixo 6 – Fortalecer o compromisso de responsabilidade social.
O documento, na sua íntegra, pode ser consultado, na página oficial do ISCPSI,
(menu) O Instituto/Instrumentos de Gestão/Planos e Relatórios de Atividades.
|
Coluna do lado direito
|