Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Início
 
SUA EMINÊNCIA O PATRIARCA DE LISBOA, D.MANUEL CLEMENTE VISITOU O ISCPSI
No passado dia 2 de Abril de 20124, teve lugar no Auditório Superintendente – Chefe Afonso de Almeida, uma Conferência, subordinada ao tema: “A Igreja e a Sociedade no Mundo Atual”, especialmente dirigida aos alunos do Curso de Formação de Oficiais de Polícia, proferida pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente
 Estiveram, também, presentes na Conferência o Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Prof. Dr. Fernando Alexandre, o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Farinha, os Diretores Nacionais Adjuntos, Superintendentes Paulo Lucas, José Oliveira e José Torres. Estiveram, igualmente presentes, o Inspetor Nacional da PSP, Superintendente Magina da Silva, o Diretor do ISCPSI, Superintendente Pedro Clemente, o Diretor da EPP, Superintendente Abílio Vieira, bem como outros oficiais da PSP e pessoal do Quadro Orgânico do ISCPSI.
O Patriarca de Lisboa foi recebido com muita cordialidade pelas entidades presentes e por toda a comunidade académica.
A comunicação de D. Manuel Clemente constituiu uma reflexão profunda sobre a pessoa, a comunidade e a Igreja, o que contribuiu de forma indelével para a formação humanista dos alunos e de todos os presentes.
 
 
Vai decorrer em Maio de 2014 o III Curso Intensivo de Contraterrorismo.
Tem como objetivo apresentar uma perspetiva integrada do fenómeno terrorista e desenvolver competências adequadas à compreensão do fenómeno.
 
As inscrições encontram-se abertas até 30 de Abril.
 
Para ver o cartaz  clique aqui
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
No próximo dia 13 de Abril de 2014 irá decorrer a 9ª edição do Passeio BTT-ISCPSI, organizado anualmente pelo Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e destinado a amantes e utilizadores de bicicletas, que apreciem a prática desportiva ao ar livre.
O ISCPSI é uma instituição de ensino superior público universitário policial que forma os Oficiais da Polícia de Segurança Pública. Durante a sua formação, os alunos desenvolvem actividades extracurriculares que procuram consolidar a imagem da PSP, promovendo, também, a interacção e o diálogo com diversos parceiros públicos e privados.
O 9º Passeio BTT-ISCPSI, à semelhança de anos anteriores, não terá cariz competitivo e contará com um percurso de cerca de 30 km, que passará por vários pontos atractivos da cidade de Lisboa, dos quais destacamos, a Praça do Comércio, o Parque das Nações, a Cidade Universitária e o Aqueduto das Águas Livres.
Nesta edição, a receita obtida com o Passeio reverterá, na totalidade, para a ACREDITAR, Instituição Particular de Solidariedade Social, cuja missão é ajudar as crianças e as respectivas famílias a superar os diversos problemas, a partir do momento em que lhes é diagnosticado cancro.
Esta iniciativa só é possível com o apoio de várias entidades sensibilizadas para esta questão, e que partilham preocupações sociais tal como a PSP. Esta interacção com a comunidade, em particular, com as instituições que ajudam quem mais precisa é um dos objectivos da PSP.
Para mais informações consulte www.facebook.com/bttiscpsi.
Seja solidário! Uma volta hoje é um sorriso amanhã!
 Para ver o cartaz clique aqui
 
  
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, por meio do ICPOL-Centro de Investigação, vai promover, no dia 9 de Abril de 2014, uma conferência luso-brasileira subordinada ao tema A Prova no Processo Penal do Estado Democrático de Direito. Participam na conferência o Professor Catedrático Germano Marques da Silva, os Professores Doutores Geraldo Prado, Nereu Giacomolli, Edson Damas e Manuel Guedes Valente. É necessária a inscrição para obtenção de certificado. Para mais informações
 
Para mais informações clique aqui
 
 
 
 
workshop
 
11ª Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV
 
No âmbito da 11ª Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV, iniciativa esta promovida pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) em conjunto com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação Académica do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (AAISCPSI) apresentou no próximo dia 18 de Março de 2014, às 18h30, um workshop gratuito para os entusiastas da corrida.
 
Se começaste a correr e te estás a preparar para a 11ª Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV, temos algumas orientações para te apresentar, para que tenhas o máximo rendimento possível nesta causa solidária.
O workshop teve como objectivo incentivar a população para a prática da actividade física, como forma de combate ao sedentarismo, na procura de um maior bem-estar e de uma vida mais saudável. Nessa medida, iremos apresentar uma abordagem essencialmente teórica sobre as diversas áreas que envolvem a corrida, havendo espaço para debate e esclarecimento de dúvidas.
Ø Conteúdos
·         Treino 
·         Nutrição e Saúde
·         Motivação, Liderança e Desempenho
 
Não percas a grande oportunidade de participar neste workshop onde podes adquirir ou aprofundar conhecimentos no teu desporto preferido!
Inscriçõesabertas de 13 a 18 de Março 2014 (as vagas são limitadas a 160 participantes) - Os interessados, deverão fazer chegar o nome e o nº do Cartão do Cidadão ou BI através do e-mail aaiscpsi@gmail.com
Custo: Gratuito 
Local: Auditório Superintendente- Chefe Afonso de Almeida , ISCPSI , Rua 1º Maio, nº 3, 1349-040 , Alcântara
 
Ø  Oradores
Rui Lança (Formador e Coach Individual e de Equipas, Colaborador em revistas com crónicas sobre Equipas e o Treino, Mestre e Licenciado em Gestão e Ciências do Desporto  pela Faculdade de Motricidade Humana).
 
Filipa Vicente (Nutricionista, Doutoranda em Alimentação e Nutrição pela Universidade de Barcelona, Docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz).
 
Sandra Teixeira (Sassi) (Atleta do Sporting Clube de Portugal, Vencedora das três últimas edições da prova, 23 vezes Campeã de Portugal, Licenciada em Educação Física na Faculdade Lusófona e guarda prisional).
 
António Nascimento (Atleta de Judo e de Jiu Jitsu, 4 vezes campeão Mundial, Atleta de Triatlo - primeiro cidadão português a completar um Ultraman, uma das mais duras competições desportivas do mundo, composta por 10km a nadar, 420,6km a pedalar e 84,3km a correr).
 José Guimarães (Formado em Marketing Digital, autor do site De Sedentário a Maratonista, Manager da empresa ProRunner - primeira loja exclusivamente dedicada à corrida).
 
11ª CORRIDA DE SOLIDARIEDADE ISCPSI/APAV E MARCHA DAS FAMÍLIAS
 
Alcântara - Belém | 23 de Março
 
No dia 23 de Março realiza-se a 11ª edição da Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV e Marcha das Famílias, entre Alcântara e Belém (Lisboa).
Esta é uma iniciativa solidária promovida pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
A Corrida da Solidariedade ISCPSI/APAV tem um percurso de 10 quilómetros, e é uma competição de atletismo. A Marcha das famílias, com 3,5 quilómetros, não tem cariz competitivo.
A inscrição na corrida ou marcha implica o pagamento de 8€, que revertem na totalidade para a APAV. Além da angariação de fundos, a Corrida da Solidariedade tem também como objectivo incentivar a população para a prática de desporto como forma de combate ao sedentarismo, na conquista de um maior bem-estar e de uma vida mais saudável.
O tiro de partida será dado às 10:30 junto ao edifício do ISCPSI (Rua 1º de Maio, Alcântara), estando a meta situada junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.
As inscrições já estão abertas e podem ser efectuadas, em nome individual ou colectivo, no site ou no facebook da corrida:
 
Para ler o folheto clique aqui
 
20anos.jpg
Congresso Internacional
Direito Na Lusofonia
Nos dias 20 a 22 de fevereiro de 2014, a Escola de Direito da Universidade do Minho realizou o Congresso Internacional Direito na Lusofonia, com a participação de professores, investigadores, magistrados, procuradores, promotores, policiais, advogados, dos países de Língua Ofical Portuguesa. O ISCPSI e a PSP estiveram presentes com a participação do Mestre Paulo Jorge Valente Gomes, Superintendente da PSP e Oficial de Ligação do Ministério da Administração Interna junto da Embaixada Portuguesa em Paris, Doutor Manuel Monteiro Guedes Valente, Intendente da PSP e Diretor do ICPOL/Professor do ISCPSI, Mestre Hermínio Joaquim Matos, Chefe da PSP e Investigador e Docente do ISCPSI, e o Mestre Rui Pereira, Professor do ISCPSI, na mesa dedicada à Governança, Transnacionalidade e Segurança e respetiva mesa plenária de encerramento do Congresso Internacional Direito na Lusofonia. As comunicações serão publicadas nas atas do congresso, estando já agendado o segundo Congresso Internacional Direito na Lusofonia para 2015, a realizar em Angola.
 
 
Seminário Luso-Brasileiro
Sistema de Justiça Criminal – Da violência local à criminalidade transnacional
 
Encontro entre professores, investigadores e profissionais de segurança pública e justiça criminal do Brasil e de Portugal colocou em debate os sistemas de justiça criminal dos dois países, nos dias 7 e 8 de novembro de 2013, em Brasília.
O evento contou com a organização conjunta do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal em parceria com o Departamento de Direito da Universidade de Brasília, do Centro Universitário de Brasília, da Fundação Brasileira de Ciências Policiais e da Escola Superior de Polícia.
Na abertura do evento contou com a presença do Diretor da Faculdade de Direito ad Universidade de Brasília, Doutor George Galindo e da Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal, em Brasília, Dra. Florbela Paraíba. Acrescente referir que este evento contou com a presença do Diretor Nacional da PSP, Superintendente Paulo Valente Gomes, Professor Catedrático Germano Marques da Silva, Diretor Adjunto do ISCPSI, Intendente Helder Valente Dias, e o Diretor do ICPOL-Centro de Investigação, Subintendente Manuel Monteiro Guedes Valente, membro da Comissão Científica do Congresso. Para uma melhor informação: http://www.adpf.org.br/adpf/admin/painelcontrole/materia/materia_portal.wsp?tmp.edt.materia_codigo=6316#.UxOMdfl_tqU.
 
 
Jornadas em Criminologia e Direito Penal
Notícia Jornadas em Criminologia e Direito Penal.jpg
No dia 28 de Novembro de 2013, o Diretor do ICPOL, Doutor Manuel Monteiro Guedes Valente, Subintendente da PSP, participou no evento de homenagem ao Juiz Conselheiro Simas Santos, no ISMAI, na Maia, com uma intervenção dedicada ao tema: Autoridade de polícia criminal: (já) é tempo de clarificar a sua intervenção no processo penal. NO evento participaram professores portugueses e espanhóis e juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional.
 
 
 
  
FESTEJOS NATALÍCIOS 2013
 
 



1 – CONCERTO DE NATAL
 
Realizou-se, no dia 13DEZ2013, um Concerto de Natal pela Banda Sinfónica da PSP, dirigida pelo Maestro Comissário Ferreira Brito. Este concerto decorreu no Pavilhão Desportivo do ISCPSI e foi aberto à população sénior de várias instituições de Solidariedade Social da Freguesia de Alcântara.
 
2 – FESTA DE NATAL SOLIDÁRIA
 
 Realizou-se, no dia 14DEZ2013, a Festa de Natal Solidária, destinada às crianças da Associação Sol, Acreditar, famílias carenciadas da freguesia e familiares de alunos, elementos do quadro orgânico e docentes. Contámos com a presença de vários animadores que, voluntariamente, abrilhantaram a Festa com as suas actuações.
 
3 – ÁRVORE DE NATAL DOS DESEJOS
 
Com o objetivo de continuarmos a colaborar com a Fundação Make-a-Wish, foram adquiridas por todos os alunos, elementos do quadro orgânico do Instituto e docentes, “estrelas dos desejos”. Foram vendidas 211 estrelas, perfazendo-se um montante de 211 Euros que foi entregue  à Make-a-Wish. Com todos os desejos formulados, anonimamente, por cada um, construímos a “Árvore dos Desejos” de todos nós.
 
 
Abertura Solene do Ano Lectivo 2013/2014

 



No passado dia 20 de novembro, realizou-se neste Instituto a Cerimónia de Abertura Solene do ano lectivo 2013/20104.

 
 Presidiu ao ato o Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo.
 
A Cerimónia teve início às 15h00, com a chegada do Ministro da Administração Interna, a quem um grupo de alunos prestou honras policiais.
 
Pouco depois, seguiu-se a apresentação de cumprimentos do Corpo Docente na Sala de Conferências que, de imediato, se deslocou em Cortejo Académico para o Ginásio, local onde continuou a Cerimónia.
 
Para além do Ministro da Administração Interna, faziam, igualmente, parte da Mesa de Honra o Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Juiz Conselheiro António Calhau, o Vice-Procurador Geral da República, Dr. Adriano da Cunha, o representante do Governador do Banco de Portugal, Dr. José Silveira Godinho, o representante do Secretário de Estado do Ensino Superior, Eng. José Geraldes Gomes, o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Paulo Gomes e o Director do ISCPSI, Superintendente Pedro Clemente.
 
Para ler mais (clique aqui)
 
Para ler o discurso de Sua Exª. o Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo (clique aqui).
 
Para ler a Oração de Sapiência do Doutor NEREU JOSÉ GIACOMOLLI (clique aqui)
 
I FORO ELCANO SOBRE TERRORISMO GLOBAL
 
Hermínio Matos, docente do ISCPSI e investigador permanente do ICPOL para as áreas do terrorismo e contraterrorismo, proferiu a "La Amenaza del Terrorismo Yihadista en Portugal: Hacia Una Estrategia Nacional Contraterrorista" no I FORO ELCANO SOBRE TERRORISMO GLOBAL, do XII Edição do Seminario Permanente de Estudios sobre Terrorismo, realizado em Madrid, nos dias 18 e 19 de Novembro. O evento decorreu na Casa Árabe de Madrid, realizado pelo Real Instituto Elcano, Fundação Ortega Marañón e Embaixada dos EUA em Madrid, e contou com a participação, de reputados especialistas e académicos espanhóis,  de representantes de Itália, França, Estados Unidos e Portugal.  A coordenação científica do evento esteve a cargo do Catedrático Fernando Reinares e da Doutora Carola García-Calvo. O nosso docente e investigador foi o primeiro português a participar naquele Fórum Internacional, que já conta com 12 edições.
Para uma melhor visualização do evento, consulte o link:
 
Assinatura de Protocolo de cooperação entre o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e a Pontifícia Universidade Católica – Rio Grande do Sul
No dia 22 de outubro de 2013, na abertura solene do 4.º Congresso Internacional de Ciências Criminais - Criminologia e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos – XIII Conresso transdisciplinar de Estudos Criminais do !TEC/RS, o ISCPSI e a PUC-RS assinaram um protocolo de cooperação mútua de nível académico e científico universitários, incluindo o intercâmbio de alunos, de professores e de investigadores, assim como a partilha de produções científicas e a co-organização de eventos científicos, produções científicas, cursos de especialização em áreas das ciências policiais e das ciências criminais. O protocolo foi assinado pelo Reitor, representado em ato solene pelo Diretor da Faculdade de Direito da PUC-RS, Prof. Doutor Fabrício Dreyer de Ávila Pozzebon, pelo Diretor do ISCPSI, Prof. Doutor Pedro José Lopes Clemente, Superintendente da PSP, pelo Diretor do Departamento de Direito Penal da FAD PUC-RS, Prof. Msc. Alexandre Wunderlich, e pelo Diretor do ICPOL-Centro de Investigação do ISCPSI, Prof. Doutor Manuel Monteiro Guedes Valente, Subintendente da PSP.
 
Conferência de abertura do 4.º Congresso Internacional de Ciências Criminais
Porto Alegre – Brasil
 
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação do ISCPSI, Prof. Doutor Manuel Monteiro Guedes Valente, Subintendente da PSP, proferiu a conferência de abertura do 4.º Congresso Internacional de Ciências Criminais - Criminologia e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos – XIII Conresso transdisciplinar de Estudos Criminais do !TEC/RS, em homenagem ao Professor Paulo Olímpio Gomes de Souza, no dia 22 de outubro de 2013, na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica – Rio Grande do Sul. O tema da conferência de abertura – Processo Penal, Segurança e Liberdade – foi o mote de várias intervenções sobre processo penal dos dois primeiros dias de congresso e salientou os valores da liberdade e da justiça como axiomas da segurança e fundamento e fins do processo penal em momentos de crise de económico-financeira e de crise de valores.
 
 
29º. Aniversário do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
O ISCPSI comemorou no passado dia 15 de outubro o seu 29º. Aniversário.
A Cerimónia decorreu no Auditório Superintendente-Chefe Afonso de Almeida, foi presidida pelo Diretor Nacional, Superintendente Paulo Gomes. Estiveram, igualmente, presentes, entre outras individualidades, o Diretor Nacional Adjunto para a Unidade Orgânica de Recursos Humanos, Superintendente José Oliveira, o Diretor do ISCPSI, Superintendente Pedro Clemente, os Comandantes do Comandos Metropolitanos de Lisboa e Porto, Superintendentes Constantino Ramos e Francisco Bagina, respectivamente, e o Diretor da Escola Prática de Polícia, Superintendente Abílio Vieira.
Usaram da palavra o Diretor Nacional e o Diretor do ISCPSI, e ambos enfatizaram a importância do Instituto, no contexto do Ensino Superior Universitário Policial em Portugal, na União Europeia e no Mundo Lusófono.
Seguidamente, foram entregues os diplomas de louvor concedidos no último ano.
O ISCPSI assinalou este dia festivo com uma Cerimónia simples, mas revestida de grande solenidade, para a qual contou com a presença dos seus funcionários e convidados, na sua maioria aposentados que terminaram a sua carreira no Instituto.
Por último, e não menos importante, decorreu nos claustros a Cerimónia de imposição de platinas, dos alunos mais antigos aos alunos mais novos, momento sempre munido de grande significado no seio da companhia de alunos.
 
Assinatura da Adenda aos Protocolos celebrados entre o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e a Universidade do Minho e a Escola de Direito da Universidade do Minho
           
No dia 11 de Outubro de 2013, pelas 12H00, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e a Universidade do Minho e a Escola de Direito da Universidade do Minho, assinaram a adenda aos protocolos já firmados em julho de 2008,…para ler documento completo clique aqui.
 
 
 
 
 
Oficina Scientiae - ISCPSI
A Biblioteca do ISCPSI proporciona ao universo científico das ciências policiais um novo espaço de acesso a sugestões de novas leituras, de
links que fomentem a investigação em Ciências Policiais, uma Ciência em permanente construção, caminho a percorrer entre o α e o ω.
Os utilizadores da nossa Biblioteca terão, em breve, acesso à nossa base de dados geral e ao repositório institucional que contém as dissertações do ciclo de estudos de mestrado em ciências policiais e do mestrado em ciências policiais [segurança interna, gestão da segurança, criminologia e investigação criminal], artigos e investigações dos nossos Professores e Investigadores.
 No início de cada mês estejam atentos às sugestões!
(ver menu: Investigação/Biblioteca/Oficina Scientiae).
 
Seminário Estádios de Sítio
 
No dia 9 de outubro de 2013, realizou-se o II Seminário Internacional Estádios de Sítio.
 
O número de participantes e a projeção pública excedeu largamente as expectativas da Comissão Organizadora. A apresentação e discussão das várias posições assumidas no âmbito do seminário devem ser encaradas como um forte indicador de mudança e de atualidade no debate do fenómeno desportivo, em particular no futebol. (para ver o programa clique aqui)
Para as várias conclusões frutuosas apresentadas no seminário contribuíram vários atores ligados ao mundo do desporto, judiciários, policiais e comunicação social. O debate imprescindível no desenrolar dos trabalhos de um Seminário internacional contribuíu para trocas de opinião científica, complementando e aprofundando as temáticas em debate. (para ver as noticias na imprensa clique aqui)
 
 
IV Feira do Livro
 
O Centro de Documentação e Informação do ISCPSI realiza nos próximos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2013 a IV Feira do Livro, na sala de conferências do Instituto, das 10H00 às 18H00.
A Feira conta com a presença das editoras Almedina e Âncora com descontos nas vendas de 15% a 20% sobre o preço de capa dos livros.
Para consultar o programa clique aqui.
Esperamos pela sua visita!
 
CURSO CRISE E SEGURANÇA
 
Estão abertas as inscrições, até ao dia 23 de Outubro, para o Curso Crise e Segurnaça que decorre de 28 de Outubro a 16 de Dezembro de 2013 no Observatório Político. Para mais informações consulte o site do Observatório Político no link  http://www.observatoriopolitico.pt/actividades/cursos-livres-curso-crise-e-seguranca
Para consultar o programa clique aqui.
 
Projeto COPP-LAB: Circulações de Polícias em Portugal, África Lusófona e Brasil
 
O Projeto COPP-LAB, sediado no ICS-UL, no qual o Instituto participa por meio do seu ICPOL-Centro de Investigação, com a participação dos Investigadores permanentes, Manuel Monteiro Guedes Valente e Marta Isabel Fernandes Miguel,...para ler documento completo clique aqui.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

"Entre nós muito, pelos outros TUDO!"

Facebook ISCPSI  

Youtube - Canal ISCPSI  

Boletim do Instituto

Boletins do Instituto 

 

Polícia de Segurança Pública

Acesso ao site da Polícia de Segurança Pública  

 


Estatísticas

Estatísticas  

Acessibilidade

Acessibilidade