Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Início
IV Curso Intensivo de Contraterrorismo
 
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, através do seu ICPOL – Centro de Investigação, vai realizar o IV Curso Intensivo de Contraterrorismo, com início a 04 de maio de 2014,.
O curso conta com a participação de professores e individualidades portugueses e estrangeiros que vão permitir uma abordagem e um debate globalizado de um tema atual, presente e transnacional.
 
As inscrições estão abertas ao público até 30 de abril de 2015.
 
Para ver o programa clique aqui
 
 
 
 
 
 
No dia 19 de Abril realizar-se-á a 10ª edição do Passeio BTT ISCPSI.
 
Esta é uma iniciativa solidária promovida pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) em parceria com a Associação ACREDITAR, Instituição Particular de Solidariedade Social, cuja missão é ajudar as crianças vítimas de cancro e as respectivas famílias, revertendo a receita deste projecto, na íntegra, para esta Associação.
 
O 10º Passeio BTT tem um percurso de cerca de 30 quilómetros e a inscrição implica o pagamento de 10€, que revertem na totalidade para a ACREDITAR.
 
O início do passeio está marcado para as 09H00, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em Alcântara.
 
Inscrições a partir de 20 de Março às 16H00. Veja as condições em www.bttiscpsi.pt.
 
A Direção Nacional da PSP apoia este passeio pela vida!
Seguradora Oficial
 
III International Conference Learning and Teaching in Higher Education
e
I Congresso Ibero Afro Americano de Psicologia 
 O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, fez-se representar no III International  conference Leaning and Teaching in Higher  Education e no I Congresso Ibero Afro Americano de Psicologia, que decorreram na Universidade de Évora nos dias 15, 16 e 17 de abril, por uma delegação composta pelo Diretor de Ensino, Intendente Sérgio Felgueiras, Professora Doutora Lúcia G. Pais, docente do ISCPSI, Subcomissários Rúben Cunha, Sérgio Cruz, Ricardo Conceição e Rita Henriques.
O Diretor de Ensino e a Doutora Lúcia G. Pais apresentaram uma comunicação sobre a temática “ Ensino superior policial: Formação para uma carreira” que teve como base a reflexão elaborada no ISCPSI para a propositura do novo plano de estudos  para o mestrado integrado em ciências policiais.
A segunda ação tratou-se de um simpósio, coordenado pela Professora Doutora Lúcia Pais, tendo por base os resultados de investigações realizadas no Laboratório de Grandes Eventos/ICPOL, sobre as temáticas: “Arrumadores de automóveis: Do sentimento de insegurança à utilidade social; A relação trabalho-família em elementos policiais deslocados e não-deslocados da área de residência; Claques de futebol em Portugal: os discursos nas redes sociais; e, A perceção da imprensa escrita sobre a atuação policial em grandes eventos de cariz político.
 
 
Segurança na Internet
 
No âmbito do Projeto-Escola Solidariedade realizámos no dia 25 de Março 2015 uma sessão de formação, subordinada ao tema “Segurança na Internet”, solicitada pela IPSS “Ajuda de Mãe”, destinada a jovens mães e adolescentes grávidas, apoiadas pela referida Instituição.
A sessão teve lugar na sede da “Ajuda de Mãe” e contou com a presença de 20 jovens e de alguns técnicos que os acompanham.
Esta iniciativa foi organizada em colaboração com a equipa da Escola Segura da 4ª Divisão e contou com a presença de Cadetes-Alunos do Projeto-Escola.
Alertou-se o público-alvo para os riscos e cuidados a ter com o que é hoje, para muitos, um meio de comunicação preferencial, a internet (redes sociais, vírus, burlas informáticas, …), tendo-se aberto portas ao esclarecimento de dúvidas que foi pronta e efusivamente aceite pelas jovens mães.
 
Apresentação de Livro
 
Foi apresentado no dia 25 de Março de 2015, pelas 14H30, no Auditório Afonso de Almeida neste ISCPSI, o Livro A Formação em eLearning e bLearning na Polícia de Segurança Pública.
 
 "O livro agora editado resulta de um trabalho desenvolvido na sequência da dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica, esta dissertação visou conhecer a perceção dos sujeitos no que diz respeito à implementação dos modelos e-learning e b-learning, no contexto da formação contínua dos elementos da Polícia de Segurança Pública". ...
 
 
Curso de Comando e Liderança
No âmbito da Formação Contínua, decorreu no ISCPSI, no período de 16 a 20 de março de 2015, o Curso de Comando e Liderança que teve a duração de 30 horas.
O Curso teve como público-alvo, 20 oficiais da PSP (comissários e subcomissários) e 2 inspetores convidados do Corpo Nacional de Polícia (Espanha).
Teve como principais objetivos: desenvolver competências de comando e liderança; adquirir e aplicar técnicas de motivação na gestão de equipas; compreender a origem dos conflitos no trabalho e adotar mecanismos de superação dos mesmos; e, adotar estratégias adequadas de decisão.
 
 
Inauguração da Biblioteca do ISCPSI Professor Catedrático Germano Marques da Silva
 
No dia 6 de Março de 2015, ao início da tarde, foi inaugurada por Sua Excelência a Ministra da Administração Interna, Professora Catedrática Anabela Miranda Rodrigues, a Biblioteca do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna - Professor Catedrático Germano Marques da Silva.
Entre outras individualidades, para além do homenageado, Professor Germano, estiveram, também, presentes, Suas Ex.ª (s) a Inspetora-geral da Administração Interna, o Diretor Nacional da PSP, os Diretores Nacionais Adjuntos, o Inspetor Nacional, o Diretor do ISCPSI, o Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, o Comandante da UEP e outros oficiais da PSP.
 
The Wow Conference 2015
Nos dias 3 a 8 de Março de 2015, a Tradutora do ISCPSI – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – Dr.ª Cristina Reis foi convidada pela Directora Executiva do CPL Meetings & Events (Draª. Linda Pereira) a participar na conferência The Wow Conference 2015, a qual teve lugar no Hotel Miragem em Cascais. Linda Pereira é Consultora e professora sobre «Meeting Industry» em diversas Instituições e Universidades no UK, USA, Portugal, África do Sul, Rússia, entre muitos outros países, onde tem sido Palestrante, incluindo presenças como «Keynote Speaker» em mais de 700 eventos de referência a nível mundial. Esta conferência contou com a participação de várias entidades importantes no sector do empreendedorismo, tais como: Madalena Queirós, Farzanah Mall, Ana Cristina Guilherme, Diana Dentinger, Nancy Allen, Esther Liska, Linda Pereira, Suzanne Letourneau, Heidi Richards, Marco Fernandes e Carolina Almeida Cruz.
 Para ler mais clique aqui.
 
 
Conferência do projeto COPP-LAB no Instituto Superior de Ciências Policiais – Brasília  
 
No dia 2 de março de 2015, em Brasília e no auditório da Legião da Boa Vontade, o Diretor do ICPOL-Centro de Investigação e a Mestre Joana Oliveira, investigadores do projeto FCT COPP-LAB: Polícias em Circulação em Portugal, África Lusófona e Brasil, acompanhados pelo Mestre Eliomar da Silva Pereira, Delegado da Polícia Federal e Professor da ESP/ANP-PF. Acompanharam a mesa do evento o Magnifico Reitor do Instituto Superior de Ciências Policiais da Polícia Militar de Brasília, Coronel Fábio Aracaqui de Sousa Lima e o Pró-reitor de Pesquisa, Coronel Marcos de Araujo. Estiveram, ainda, presentes no evento o Pró-reitor de Graduação, Coronel Leobertino Rodrigues Lima Filho, o Comandante do Centro de Altos Estudos e Aperfeiçoamento, Coronel Marcus Vinicius Oliveira Sampaio, e o Pró-reitor de Gestão Académica do ISCP, Major Luciano Silva.
Os palestrantes fizeram a apresentação do projeto e suas dinâmicas e temáticas de correlação na cooperação policial lusófona no âmbito da formação, uma conferência sobre os desenvolvimentos de investigação levados a cabo pelo projeto, e a importância do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal na formação dos quadros superiores das várias policiais dos PALOP e da importância para o aprofundamento das ciências policiais no Brasil. A conferência foi dirigida a uma plateia composta por oficiais, sargentos e praças do Instituto Superior de Ciências Policiais da Polícia Militar de Brasília.
O Magnífico Reitor do ISCP de Brasília falou do projeto de expansão do ISCP/BSB, do curso de tecnólogo em ciências policiais, das pós-graduações lato sensu – ciências jurídicas e em direito ambiental – e da abertura/necessidade de celebração de um protocolo de cooperação entre o seu Instituto e o ISCPSI de Portugal, fonte de inspiração na mudança de paradigma de ensino e de abertura à comunidade por parte do ISCP/BSB.
 
12ª Corrida ISCPSI/APAV
 
«Caros Atletas,
À semelhança de anos anteriores, realizou-se no dia 29 de Março de 2015 a 12ª edição da corrida ISCPSI/APAV, organizada pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV).
O móbil deste evento é a angariação de receitas destinadas à APAV, instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que funciona à base do voluntariado.
Como habitualmente, a corrida ISCPSI/APAV incluirá uma prova de cariz competitivo a par da marcha das famílias.
No sentido de continuarmos a crescer e promover tão nobre iniciativa, apelamos à vossa participação.
Corra por quem não pode! »

Para mais informações clique no link: www.corridadesolidariedade.org
 
Aula Magna de Abertura do Ano Académico da Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília
 
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna proferiu a Aula Magna de abertura do ano académico do programa de Mestrado em Direito da Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília, no auditório do Campus II, no dia 26 de fevereiro de 2015, pelas 19H00’. A Aula Magna e o debate que se seguiu trataram do tema «Polícia e Direitos Humanos», assim como de subtemas conexos. A intervenção incidiu sobre uma abordagem jurídico-constitucional-administrativa e penal, alertando para a necessidade de um novo paradigma de Polícia no quadro constitucional democrático vigente, sendo que se impõe uma atividade centrada na defesa dos direitos humanos.
No evento estiveram presentes o Reitor da UCB, Doutor Gilberto Garcia, o Diretor da Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília, Doutor Diaulas Ribeiro, a coordenadora do Mestrado, Doutora Liziane Angelotti, o Chefe de gabinete da reitoria, Doutor Dilnei Lorenzi, e o Diretor-geral da Escola do Ministério Público, Doutor Carlos Henrique Lima. A Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília conferiu ao Diretor do ICPOL-Centro de Investigação a Medalha de Mérito Académico.
 
Os Sinais do Tempo
No dia 26 de janeiro de 2015, ao início da tarde, o Engenheiro Ângelo Correia, ex-Ministro da Administração Interna, proferiu, no auditório Superintendente-Chefe Afonso de Almeida, uma palestra subordinada ao tema dos desafios da globalização no mundo atual para Portugal, dirigida aos cadetes-alunos do Curso de Oficiais de Polícia e demais presentes, no âmbito das atividades complementares de formação académica.
 
 
 
 
 
Visita da Inspetora Geral da Administração Interna, Juíza Desembargadora Margarida Blasco
 
No dia 22 de janeiro de 2015, a Inspetora Geral da Administração Interna, Juíza Desembargadora Margarida Blasco, proferiu uma palestra aos cadetes-alunos do ISCPSI, no Auditório Afonso de Almeida, subordinada ao tema: " A IGAI e a PSP ". A sua intervenção incidiu, essencialmente, nos procedimentos e condutas a adotar pelos elementos das forças e serviços de segurança no exercício das funções.
 
 
 
 
 
 
 
Visita de Estudo à Assembleia da República
Decorreu no dia 5 de Janeiro de 2015, a visita de estudo dos alunos do 4 ano do Mestrado Integrado em Ciências Policiais (CFOP) e do Mestrado em Ciências Policiais (Segurança Interna) à Assembleia da República. Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento político do Parlamento bem como a história do Palácio de São Bento, sendo recebidos no hemiciclo pela Senhora Deputada Mónica Ferro, vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Social Democrata. Esta deslocação inseriu-se no âmbito das unidades curriculares de Políticas Públicas de Segurança e de Ciência Política e foi acompanhada pelo Prof. Eduardo Pereira Correia.

 

Plataforma E-learning  

"Entre nós muito, pelos outros TUDO!"

 
 

 

Boletim do Instituto

Boletins do Instituto 

 

Facebook ISCPSI  
 
Youtube - Canal ISCPSI 
 

Polícia de Segurança Pública

Acesso ao site da Polícia de Segurança Pública  

 

  

 

Estatísticas

Estatísticas  

Acessibilidade

Acessibilidade