Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Início
 
Inscrições abertas até 20 de abril

Curso Avançado de Gestão de Crises
 
Encontram-se abertas, até ao dia 20 de abril, as inscrições para o Curso Avançado de Gestão de Crises, com início previsto a 3 de maio de 2018.
 
 
Mais informações emCursos”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Dissertações de Mestrado em Ciências Policiais, na área de especialização em Criminologia e Investigação Criminal
No período de 19 a 23 de fevereiro de 2018, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, dezanove alunos provenientes do Brasil e de São Tomé e Príncipe, apresentaram e defenderam publicamente as suas dissertações de mestrado em Ciências Policiais, na área de especialização em Criminologia e Investigação criminal. Os 19 candidatos eram Oficiais e Delegados que atualmente exercem funções nas seguintes instituições: Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, Brigada Militar do Estado de Rio Grande do Sul, Polícia Civil do Estado de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rio Grande do Sul, Polícia Federal do Estado de Acre, Polícia Federal do Estado de Amazonas, Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, Polícia Civil do Estado de Pernambuco e Sistema Penitenciário Federal de Brasília.
 
O Superintendente-chefe Pinto Vieira assume Direção do ISCPSI
O Superintendente – chefe Abílio Pinto Vieira foi, esta segunda feira, 5 de fevereiro, empossado pelo Diretor Nacional da PSP, Superintendente-chefe Luís Peça Farinha, para um mandato de três anos à frente do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, sucedendo, assim, ao Superintendente- chefe Pedro Clemente.
O novo Diretor tem 52 anos, é licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Nos últimos anos, desempenhou várias funções de relevo na orgânica da Polícia de Segurança Pública: Diretor da Escola Prática de Polícia, Comandante do Comando Metropolitano do Porto, Comandante Distrital da PSP de Coimbra e Inspetor Superior da Inspeção Geral da Administração Interna.
Na tomada de posse, o novo Diretor enalteceu o trabalho desenvolvido pelos seus antecessores e prometeu dar-lhe continuidade, com o trabalho e a dedicação de todos.

 

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS POLICIAIS  E SEGURANÇA INTERNA E O OBSERVATÓRIO DE SEGURANÇA, CRIMINALIDADE ORGANIZADA E TERRORISMO
 

 

No dia 24 de janeiro de 2018, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) celebrou um protocolo com o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT).
Este acordo tem por objeto a colaboração entre as partes na promoção de cursos de especialização e de pós-graduação, projetos de investigação, publicações, conferências, seminários e colóquios e atividades de debate no âmbito da segurança interna (pública e privada), terrorismo transnacional e criminalidade organizada e violenta.
Na assinatura do protocolo, marcaram presença, entre outras individualidades, o Diretor do ISCPSI, Superintendente-chefe Pedro Clemente, e o Presidente do Conselho Diretivo do OSCOT, Dr. António Nunes.

 

news.jpg 

Clique na imagem para ler a Newsletter

 

Protocolo de Cooperação com a UAL

No dia 10 de janeiro de 2018, pelas 17:00, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna celebrou um protocolo de cooperação com o OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa. Este acordo de parceria vai permitir o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas académicas e científicas que vão consolidar e projetar a atividade das linhas de investigação do ICPOL – Centro de Investigação do ISCPSI. Na assinatura do protocolo, em representação da PSP, marcaram presença o Diretor Nacional Adjunto (Recursos Humanos), Superintendente-Chefe José Ferreira de Oliveira, o Diretor do ISCPSI, Superintendente-Chefe Pedro José Lopes Clemente e o Diretor do ICPOL, Subintendente Nuno Poiares. Em representação da UAL, marcaram presença, entre outras individualidades, o Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa, Professor Doutor José Amado da Silva, o Presidente do Conselho de Administração da CEU, Professor Doutor António Lencastre Bernardo e o Coordenador Científico do OBSERVARE, Professor Doutor Luís Tomé.
 
WORKSHOP "The treat of deactivated firearms in Europe"
 
Realizou-se no passado dia 13 de Dezembro de 2017, em Portugal, mais uma atividade no âmbito do projeto EMPACT (European multidisciplinary platform against criminal threats), no caso em concreto, referente à Prioridade ARMAS DE FOGO (FIREARMS)
 O evento, organizado pela Policia de Segurança Publica (PSP), através do Departamento de Armas e Explosivos, e a Polícia Judiciária (PJ), teve lugar no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, que colaborou no mesmo e cedeu as instalações.
 Participaram 20 elementos, representantes nacionais da PSP, PJ e Autoridade Tributária e Aduaneira, representante da EUROPOL e DRIVER TEAM (Espanha), assim como de mais 12 Estados Membros da União Europeia.
Este Workshop subordinado ao tema da ameaça das armas de fogo desativadas e que podem ser facilmente reativadas, teve como objectivo fazer uma análise da situação atual na Europa, sobre este fenómeno e igualmente perspetivar acções futuras, seja ao nível legislativo, troca de informação, operacional, etc.
 
Visita do Ministro da Administração Interna da República de Cabo Verde ao ISCPSI
No dia 18 de dezembro,  este Instituto recebeu a honrosa visita do Ministro da Administração Interna da República de Cabo Verde, Dr. Paulo Augusto Rocha.
A receção calorosa foi presidida pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, acompanhado do Diretor Nacional da PSP em substituição, Superintendente–chefe Manuel Augusto Magina da Silva e do Diretor do ISCPSI, Superintendente –chefe Pedro Clemente, bem como de outros oficiais da PSP.
Durante a sua permanência, entre outras atividades, procedeu à assinatura do livro de honra e teve um breve encontro com os cadetes e aspirantes cooperantes oriundos de Cabo Verde, que se encontram a frequentar o Curso de Formação de Oficiais de Polícia.
 
Visita do Presidente da República de Cabo Verde ao ISCPSI
No dia 22 de novembro, pelas 17 horas, este Instituto recebeu a honrosa visita do Presidente da República de Cabo Verde, Professor Doutor José Carlos Fonseca.
A receção calorosa foi presidida pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, acompanhado do Diretor Nacional da PSP, Superintendente–chefe  Luís Peça Farinha e do Diretor do ISCPSI, Superintendente –chefe Pedro Clemente, bem como de oficiais da PSP.
Durante a sua permanência, entre outras atividades, teve um breve encontro com os cadetes e aspirantes cooperantes oriundos de Cabo Verde e procedeu à assinatura do livro de honra.
 
Abertura Solene do Ano Académico 2017/2018
 
 
No passado dia 14 de novembro, realizou-se, neste Instituto, a Cerimónia de Abertura Solene do Ano Académico 2017/2018.
 
 Presidiu ao ato o Ministro da Administração Interna, Dr. Fernando Cabrita.
O Diretor do Instituto, Superintendente-Chefe Pedro Clemente, na sua alocução sublinhou a importância do ISCPSI, na formação dos oficiais da PSP, afirmando-se como um estabelecimento de ensino superior policial de referência, quer em Portugal, quer no espaço europeu e, ainda, nos países da lusofonia.
 
 
Newsletter III.jpg
Clique na imagem para ler a Newsletter
 
 
 
  ÚLTIMAS INSCRIÇÕES
VI CURSO INTENSIVO DE CONTRATERRORISMO
 
Programa previsto:
Sessão de abertura – 6NOV, pelas 18h
Palestras seguintes – a partir de 13NOV (2ª a 5ª feira, das 18h30 às 22h)
 
Para ver (clique aqui) 
 
 
VI CURSO INTENSIVO DE CONTRATERRORISMO
 
06 de Novembro de 2017 
Objetivos:
 
São objetivos gerais do curso:
·         Apresentar uma perspetival holística do contraterrorismo;
·         Desenvolver competências adequadas à compreensão do fenómeno do terrorismo de modo a que os alunos integrem e apliquem os conhecimentos adquiridos na avaliação do risco; e,
·         Refletir sobre as implicações políticas, económicas, sociais, culturais, jurídicas e de segurança do fenómeno em certas áreas de atividade pública e privada dos Estados de direito democrático. 
 
Formulário de Inscrição (clique aqui)
 
Contactos:
telefone: 213613900
fax: 213610535
 Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
Rua 1.º de Maio n.º 3
1349-040 Lisboa
 Para ver programa (clique aqui)
 
 CEPOL European Joint Master Programme
european.jpgNo âmbito do CEPOL European Joint Master Programme realizou-se, no passado dia 9 de outubro de 2017, em Budapest – National University of Public Service –  uma Cerimónia Solene para assinalar o encerramento do I European Joint Master Programme e a abertura do II European Joint Master Programme.
O Diretor de Ensino, Intendente Sérgio Felgueiras, representou Portugal no evento, na qualidade de Coordenador do European Joint Master Programme.
Participaram no evento os alunos das duas edições deste Curso de Mestrado, na qual foram entregues, pela primeira vez, 26 diplomas do European Joint Master Programme.  
 
 Peregrinação a Fátima
 
Nos dias 12 e 13 de outubro de 2017, a Polícia de Segurança Pública, através do ISCPSI, marcou presença nas cerimónias do centenário das últimas aparições marianas de Fátima.
Nas cerimónias religiosas participaram quarenta cadetes alunos e dois aspirantes a oficial de polícia, num momento de partilha, fé e devoção de milhares de pessoas representantes de todo o Mundo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Plano Estratégico 2017-2020

Por despacho do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe Luís Manuel Peça Farinha, foi aprovado o Plano Estratégico do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna 2017-2020. O documento em apreço apresenta seis grandes eixos estratégicos:
Eixo 1 - Promover a qualidade no ensino;
Eixo 2 – Consolidar a investigação científica;
Eixo 3 – Reforçar a internacionalização;
Eixo 4 – Desenvolver a gestão da qualidade;
Eixo 5 – Otimizar a gestão de recursos e processos produtivos;
Eixo 6 – Fortalecer o compromisso de responsabilidade social.
O documento, na sua íntegra, pode ser consultado, na página oficial do ISCPSI,
 (menu) O Instituto/Instrumentos de Gestão/Planos e Relatórios de Atividades.
 
 
Ética Policial
 
Encontra-se disponível o livro Ética Policial: da eticidade da coacção policial  , publicado pelo ISCPSI-ICPOL, da autoria do Superintendente-Chefe Pedro José Lopes Clemente.
 
“Só o Homem é um ser ético: só o Homem é um ser livre. Todo o agente policial tem de ser um sujeito ético e, assim, seguir os valores éticos da lei no exercício das suas funções: o agente policial está vinculado à Ética da lei, o delinquente não”.
 
O livro pode ser adquirido na Biblioteca do ISCPSI ou através de pedido para o e-mail: biblioteca@psp.pt.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Ação Policial
 
Encontra-se disponível o livro Ação policial face à ação coletiva: teoria para uma estratégia de policiamento de multidões (Lição inaugural da abertura do ano letivo 2015/2016), publicado pelo ISCPSI-ICPOL, da autoria do Intendente Sérgio Ricardo Costa Chagas Felgueiras.
 
“O papel da polícia perante fenómenos geradores de risco, em contexto de multidão, serve para garantir o livre exercício dos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos participantes, devendo, ainda, salvaguardar a sua segurança, tanto na perspetiva security como na vertente safety”.
 
O livro pode ser adquirido na Biblioteca do ISCPSI ou através de pedido para o e-mail: biblioteca@psp.pt.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Santander Universidades lançou o Prémio de Voluntariado Universitário que visa reconhecer os projetos de voluntariado, promovidos por estudantes do Ensino Superior, com benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento das suas competências pessoais.
O ISCPSI, através da Associação Académica, submeteu, no dia 18 de Novembro 2016, a sua candidatura através do projeto “VOLUNTARIUM: Um Projeto de Responsabilidade Social.
 
O vídeo elaborado para o efeito está disponível em:
 
 
​​​​

 

 Plataforma E-learning

 

Catálogo de publicações do ISCPSI

"Entre nós muito, pelos outros TUDO!" 

 Obra Publicada:

Da atuação dos seguranças privados na prevenção criminal


Clique na imagem

 

Obra Publicada:

A radicalização salafista jihadista na Europa


Clique na imagem

 
Obra Publicada:
Ética Policial

Clique na imagem
 
Obra Publicada:
Ação Policial Face à Ação Coletiva
 
Clique na imagem
  
 Obra Publicada
A Manutenção da Ordem Pública em Democracia

Clique na imagem

Obra publicada :
Gestão de Riscos
 
O livro pode ser adquirido
na Biblioteca do ISCPSI ou
através de pedido para o

 

 Obra publicada :  

Cidadania, Polícia e Segurança

Clique na imagem
 

 

Boletim do Instituto

Boletins do Instituto 

 

Facebook ISCPSI  
 
Youtube - Canal ISCPSI 
 

Polícia de Segurança Pública

Acesso ao site da Polícia de Segurança Pública  

  

  

 

Estatísticas

Estatísticas  

Acessibilidade

Acessibilidade