Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Início
  ÚLTIMAS INSCRIÇÕES
VI CURSO INTENSIVO DE CONTRATERRORISMO
 
Programa previsto:
Sessão de abertura – 6NOV, pelas 18h
Palestras seguintes – a partir de 13NOV (2ª a 5ª feira, das 18h30 às 22h)
 
Para ver (clique aqui) 
 
 
VI CURSO INTENSIVO DE CONTRATERRORISMO
 
06 de Novembro de 2017 
Objetivos:
 
São objetivos gerais do curso:
·         Apresentar uma perspetival holística do contraterrorismo;
·         Desenvolver competências adequadas à compreensão do fenómeno do terrorismo de modo a que os alunos integrem e apliquem os conhecimentos adquiridos na avaliação do risco; e,
·         Refletir sobre as implicações políticas, económicas, sociais, culturais, jurídicas e de segurança do fenómeno em certas áreas de atividade pública e privada dos Estados de direito democrático. 
 
Formulário de Inscrição (clique aqui)
 
Contactos:
telefone: 213613900
fax: 213610535
 Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
Rua 1.º de Maio n.º 3
1349-040 Lisboa
 Para ver programa (clique aqui)
 
 CEPOL European Joint Master Programme
european.jpgNo âmbito do CEPOL European Joint Master Programme realizou-se, no passado dia 9 de outubro de 2017, em Budapest – National University of Public Service –  uma Cerimónia Solene para assinalar o encerramento do I European Joint Master Programme e a abertura do II European Joint Master Programme.
O Diretor de Ensino, Intendente Sérgio Felgueiras, representou Portugal no evento, na qualidade de Coordenador do European Joint Master Programme.
Participaram no evento os alunos das duas edições deste Curso de Mestrado, na qual foram entregues, pela primeira vez, 26 diplomas do European Joint Master Programme.  
 
 Peregrinação a Fátima
 
Nos dias 12 e 13 de outubro de 2017, a Polícia de Segurança Pública, através do ISCPSI, marcou presença nas cerimónias do centenário das últimas aparições marianas de Fátima.
Nas cerimónias religiosas participaram quarenta cadetes alunos e dois aspirantes a oficial de polícia, num momento de partilha, fé e devoção de milhares de pessoas representantes de todo o Mundo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Festa do Livro de Belém
 
Entre os dias 21 e 24 de setembro de 2017 a Polícia de Segurança Pública, através do ISCPSI, marcou presença na Festa do Livro de Belém, organizada pelo Museu da Presidência da República, em colaboração com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, nos jardins do Palácio de Belém, evento consagrado à promoção dos autores de Língua Portuguesa.
 
 
 
 
 
 
 
A Radicalização Salafista-Jihadista na Europa
 
No passado sábado, dia 8 de julho de 2017, o Complexo CERCIMARCO, em Alpendorada, foi o palco da apresentação do livro "A Radicalização Salafista-Jihadista na Europa - O caso dos imigrantes muçulmanos de segunda e terceira geração", da autora Filipa Marina da Silva Soares, Assistente de Investigação do ICPOL-ISCPSI. A sessão contou com a presença da mesma, bem como diversos convidados, elementos da Direção e colaboradores da instituição organizadora; tendo o livro sido apresentado pelo Doutor Hermínio Joaquim de Matos – professor e investigador do ISCPSI.
 
 
X Curso de Mestrado em Ciências Policiais
 
Encontram-se abertas as inscrições para o X Curso de Mestrado em Ciências Policiais, nas especializações em Criminologia e Investigação Criminal, Gestão da Segurança e Segurança Interna, até 30AGO2017. Mais informações em “Cursos” »»» ”Mestrado em Ciências Policiais.
 
 
 
 
 
 
 
Cerimónia de Encerramento do Ano Letivo e Compromisso de Honra do Curso de Formação de Oficiais de Polícia
Realizou-se, no dia 21 de junho de 2017, nas instalações do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em Lisboa, a cerimónia de Encerramento do Ano Letivo 2016/2017, e que teve como ponto alto o Compromisso de Honra do 29º. Curso de Formação de Oficiais de Polícia ( CFOP).
Presidiu à Cerimónia o Diretor Nacional da PSP, Superintendente – Chefe Luís Farinha, sendo a força em parada constituída por dois grupos de alunos, um de aspirantes a oficial de polícia e outro de cadetes alunos, comandada pelo comissário Bruno Torres. Estiveram, igualmente, presentes, entre outras individualidades, o Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna, Dr. Carlos Palma, a Inspetora Geral da Administração Interna, Juíza Desembargadora, Margarida Blasco, os Diretores Nacionais Adjuntos das Unidades Orgânicas dos Recursos Humanos e Logística e Finanças, José Oliveira e José Torres, respetivamente, e o Diretor do Instituto, Superintendente-Chefe Pedro Clemente.
O 29.º. CFOP teve início no ano letivo 2012/2013 e era constituído por 20 alunos de nacionalidade portuguesa e 3 cooperantes, 1 de nacionalidade angolana, 1 de nacionalidade moçambicana e 1 de nacionalidade santomense.
 
 
Feira do Livro de Lisboa
De 1 a 18 de junho de 2017, a Polícia de Segurança Pública, através do ISCPSI, marcou presença com um stand na 87.ª Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, que atraiu a visita de muitos cidadãos interessados nas publicações do Instituto.
Nesse período lançou-se a obra "Da atuação dos seguranças privados na prevenção criminal: a intervenção perante o crime", da autoria do Comissário Nuno Ricardo Pica dos Santos, com a apresentação do Professor Doutor Rui Soares Pereira (FDUL); e a obra "A radicalização Salafista-Jihadista na Europa: o caso dos imigrantes muçulmanos de segunda e terceira geração", de autoria da Mestre Filipa Marina da Silva Soares, com apresentação do Professor Doutor Hermínio Joaquim de Matos (ISCPSI).
 
Peregrinação Militar e Policial a Fátima
No passado dia 2 de junho, milhares de militares e de polícias, dos vários ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança, marcaram presença na tradicional peregrinação anual a Fátima.
Esta Peregrinação Nacional Militar e Policial foi associada ao Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos na Cova da Iria.
A Polícia de Segurança Pública e o Instituto Superior de Segurança Interna fizeram-se representar ao mais alto nível, com as presenças do Diretor Nacional, superintendente – chefe Luís Farinha, o Diretor do ISCPSI, superintendente – chefe Pedro Clemente, vários oficiais, chefes, agentes, aspirantes e cadetes do Curso de Oficiais de Polícia.
 
Visita de Estudo ao Quartel do Carmo
 
Os Cadetes do 3º ano do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Policiais realizaram, no dia 10 de maio, uma visita ao Quartel do Carmo. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Direitos Fundamentais e Direitos do Homem II, tendo sido acompanhados pelo docente, Professor Pedro Correia Gonçalves. A delegação foi recebida pelo 2.º Comandante-Geral da GNR, Major-General Luís Francisco Botelho Miguel, e acompanhada pelo Tenente-Coronel Paulo Silvério, Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico e Relações Internacionais da GNR, que explicou vários acontecimentos históricos que tiveram lugar naquele edifício, tendo realizado um briefing sobre a Guarda Nacional Republicana e a sua missão.
 
DIA AZUL NAS ESCOLAS
 
No dia 29 de Abril, a Make-A-Wish Internacional celebrou o seu 37º aniversário desde que foi realizado o primeiro desejo – de um menino americano, chamado Chris, que gostava de ser polícia por um dia.
O DIA AZUL NAS ESCOLAS pretendeu sinalizar o Dia Internacional da Make-A-Wish e motivou a relação entre a solidariedade e a criatividade, desafiando as Escolas a tornarem-se mais azuis neste dia.
Este ano, tendo em conta que o dia 29 de Abril foi um Sábado, o que condicionou toda a fase de preparação da atividade, o DIA AZUL nas ESCOLAS celebrou-se, excecionalmente, a 05 de Maio.
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) não ficou indiferente e, mais uma vez, se associou a esta iniciativa
Foi  com alegria e esperança, acreditando que a força dos desejos pode ajudar a superar os momentos mais difíceis, que nos congratulamos com esta data tão especial.
MUITOS PARABÉNS MAKE-A-WISH!
 
 
Visita de estudo à CML
 
Os Cadetes-alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais de Polícia realizaram, no dia 5 de abril, uma visita aos Paços do Concelho. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Ciência Política, acompanhados pela docente, Doutora Raquel Duque. A delegação foi recebida pelo Sr. Vereador Carlos Manuel Castro, que explicou vários acontecimentos históricos que tiveram lugar naquele edifício, tendo realizado uma exposição sobre o poder local. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FUTURÁLIA 2017
 

A Futurália é a maior Feira de Educação e Formação de âmbito nacional, a qual se realizou de 29 de Março a 1 de Abril de 2017, em Lisboa, na FIL.
A PSP esteve presente com um stand, onde estiveram representados os seus dois estabelecimentos de ensino (ISCPSI e EPP), divulgando as respectivas ofertas formativas. Também as diversas valências, unidades e subunidades da PSP marcaram presença no stand, nomeadamente o Comando Metropolitano de Lisboa (Divisão de Trânsito), a Unidade Especial de Polícia e a Polícia Técnica Forense, do Departamento de Investigação Criminal.
Deste modo, foi transmitida aos milhares de visitantes, a maioria jovens estudantes, uma informação geral e integrada da missão e atribuições da PSP.
Este evento contou, ainda, com uma programação paralela e variada e a PSP integrou de forma efectiva este programa, através da actuação do Grupo de Metais da sua Banda Sinfónica (que teve o privilégio de ver SEXA o Senhor Presidente da República a assistir), da demonstração do Grupo Operacional Cinotécnico e da actuação da Banda "Azul Sustenido", composta por cadetes do ISCPSI.
O balanço final revelou-se muito positivo.
O espaço esteve permanentemente a ser visitado por inúmeros jovens, encarregados de educação, professores e profissionais, demonstrando interesse pela PSP, em geral, e pela opção profissional e de carreira que proporciona.
 
 
Clique na imagem para ler a Newsletter
 
 
Sessão Pública – Precursores Explosivos
No passado dia 16 de Março, teve lugar no Auditório Superintendente - chefe Afonso de Almeida, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), uma sessão pública, subordinada ao tema “Precursores Explosivos”.
Esta sessão pública realizou-se no âmbito de uma parceria entre o Departamento de Armas e Explosivos da Polícia de Segurança Pública e o ISCPSI.
 
 
 
 
Dia Internacional da Mulher
 
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Polícia de Segurança Pública realizou, no dia 8 de março, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, um seminário subordinado ao tema Mulheres Líderes, como forma de homenagear não só as mulheres da Polícia de Segurança Pública, mas sobretudo todas as mulheres das forças e serviços de segurança de Portugal e, muito em especial, as mulheres das Polícias dos Estados membros da Comunidade de  Países de Língua  Portuguesa presentes: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.
 
Na Sessão de Encerramento, e já com a presença da Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Constança Urbano de Sousa, do Diretor Nacional da PSP e do Diretor do ISCPSI, coube à Comandante Regional da Madeira, Superintendente Madalena Amaral a apresentação das conclusões (saiba mais) do seminário e à Subintendente Carla Silva declamar um poema (clique aqui) da sua autoria sobre as Mulheres Líderes.

 
 
 
Plano Estratégico 2017-2020

Por despacho do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe Luís Manuel Peça Farinha, foi aprovado o Plano Estratégico do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna 2017-2020. O documento em apreço apresenta seis grandes eixos estratégicos:
Eixo 1 - Promover a qualidade no ensino;
Eixo 2 – Consolidar a investigação científica;
Eixo 3 – Reforçar a internacionalização;
Eixo 4 – Desenvolver a gestão da qualidade;
Eixo 5 – Otimizar a gestão de recursos e processos produtivos;
Eixo 6 – Fortalecer o compromisso de responsabilidade social.
O documento, na sua íntegra, pode ser consultado, na página oficial do ISCPSI,
 (menu) O Instituto/Instrumentos de Gestão/Planos e Relatórios de Atividades.
 
 
Ética Policial
 
Encontra-se disponível o livro Ética Policial: da eticidade da coacção policial  , publicado pelo ISCPSI-ICPOL, da autoria do Superintendente-Chefe Pedro José Lopes Clemente.
 
“Só o Homem é um ser ético: só o Homem é um ser livre. Todo o agente policial tem de ser um sujeito ético e, assim, seguir os valores éticos da lei no exercício das suas funções: o agente policial está vinculado à Ética da lei, o delinquente não”.
 
O livro pode ser adquirido na Biblioteca do ISCPSI ou através de pedido para o e-mail: biblioteca@psp.pt.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Ação Policial
 
Encontra-se disponível o livro Ação policial face à ação coletiva: teoria para uma estratégia de policiamento de multidões (Lição inaugural da abertura do ano letivo 2015/2016), publicado pelo ISCPSI-ICPOL, da autoria do Intendente Sérgio Ricardo Costa Chagas Felgueiras.
 
“O papel da polícia perante fenómenos geradores de risco, em contexto de multidão, serve para garantir o livre exercício dos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos participantes, devendo, ainda, salvaguardar a sua segurança, tanto na perspetiva security como na vertente safety”.
 
O livro pode ser adquirido na Biblioteca do ISCPSI ou através de pedido para o e-mail: biblioteca@psp.pt.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Santander Universidades lançou o Prémio de Voluntariado Universitário que visa reconhecer os projetos de voluntariado, promovidos por estudantes do Ensino Superior, com benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento das suas competências pessoais.
O ISCPSI, através da Associação Académica, submeteu, no dia 18 de Novembro 2016, a sua candidatura através do projeto “VOLUNTARIUM: Um Projeto de Responsabilidade Social.
 
O vídeo elaborado para o efeito está disponível em:
 
 
​​​​

 

 Plataforma E-learning

 

Catálogo de publicações do ISCPSI

"Entre nós muito, pelos outros TUDO!" 

 Obra Publicada:

Da atuação dos seguranças privados na prevenção criminal


Clique na imagem

 

Obra Publicada:

A radicalização salafista jihadista na Europa


Clique na imagem

 
Obra Publicada:
Ética Policial

Clique na imagem
 
Obra Publicada:
Ação Policial Face à Ação Coletiva
 
Clique na imagem
  
 Obra Publicada
A Manutenção da Ordem Pública em Democracia

Clique na imagem

Obra publicada :
Gestão de Riscos
 
O livro pode ser adquirido
na Biblioteca do ISCPSI ou
através de pedido para o

 

 Obra publicada :  

Cidadania, Polícia e Segurança

Clique na imagem
 

 

Boletim do Instituto

Boletins do Instituto 

 

Facebook ISCPSI  
 
Youtube - Canal ISCPSI 
 

Polícia de Segurança Pública

Acesso ao site da Polícia de Segurança Pública  

  

  

 

Estatísticas

Estatísticas  

Acessibilidade

Acessibilidade