Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Início
 
Encerramento do V Curso Intensivo de Contraterrorismo
1.jpg
13.jpg
V_Curso_contraterror.gifNo dia 9 de junho de 2016, pelas 16H00, realizou-se no auditório do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna a conferência de encerramento do V Curso Intensivo de Contraterrorismo, com as intervenções do Diretor do Instituto, Superintendente-Chefe Pedro José Lopes Clemente, Tenente-Coronel Doutor Paulo Viegas Nunes, Diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, Procurador Geral Adjunto Amadeu Guerra, Procurador João Melo, Doutor Hermínio Joaquim de Matos, e do Diretor do ICPOL-Centro de Investigação do Instituto.
No ato de encerramento, ao Diretor do ICPOL-Centro de Investigação, Intendente e Doutor Manuel Monteiro Guedes Valente, foi aposta a medalha com o Grau de Comendador Alferes Joaquim José da Silva Xavier – o Tira Dentes, o mais elevado grau honorífico da Polícia Militar do Estado de Brasília – Brasil, pelo Reitor do Instituto Superior de Ciências Policiais de Brasília, Coronel FÁBIO ARACAQUI DE SOUSA LIMA, em nome do S. Exa. o Comandante Geral da Polícia Militar e do Governador de Brasília, Grão-Mestre das Ordens Honoríficas e Militares.
No final do ato, foram entregues os certificados de participação aos mais de 80 alunos do V Curso Intensivo de Contraterrorismo, que foi um sucesso académico e científico.
 
Trono de Santo António 2016
 
Reavivar a Tradição
 


O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna - PSP, aderiu à iniciativa da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural... Para ler mais clique aqui
 
 
Visita de seis alunos finalistas da Universidade de Polícia da Alemanha, ao ISCPSI
Decorreu, entre os dias 29 de maio e 5 de junho de 2016, uma visita de seis alunos finalistas da Universidade de Polícia da Alemanha, ao ISCPSI. Esta visita serviu para reforçar os laços de cooperação entre as duas instituições e, pela primeira vez, aspirantes do ISCPSI acompanharam os congéneres alemães durante a sua estada.
Os alunos tiveram oportunidade de visitar, para além do ISCPSI, o COMETLIS e a UEP, tendo havido, também, diversas visitas culturais em Lisboa, Sintra e Cascais. Este é já o terceiro ano consecutivo que recebemos estes alunos, que entre os dias 06 e 10 de junho terão a oportunidade de acolher, nas suas academias, o Intendente Guerra, comandante do Corpo de Alunos, que irá participar como orador em diversas conferências organizadas pela Polícia Alemã. 
 
Visita de uma delegação da Polícia da Coreia do Sul, ao ISCPSI
Decorreu, no dia 20 de maio de 2016, a visita de uma delegação da Polícia da Coreia do Sul ao ISCPSI. Durante esta visita foi apresentado o Sistema de Segurança Interna Português, a Polícia de Segurança Pública e o ISCPSI. Curiosamente, o sistema de formação superior policial, naquele país, é bastante semelhante ao nosso, o que permitiu levantar a possibilidade de eventuais projetos futuros de cooperação entre o ISCPSI e a Universidade de Polícia da Coreia do Sul.
 
 
 
86.ª Feira do Livro de Lisboa
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e a Polícia de Segurança Pública participam na 86.ª Feira do Livro de Lisboa. No dia da abertura da feira do livro, a mascote da PSP – o Falco – integrou o grupo das mascotes da feira e acarinhou as crianças com conselhos e convidou Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, a visitar o stand  ISCPSI/PSP C14. As atividades da feira são asseguradas pela Dra. Michele Soares, as Agentes Principais Teresa Antunes e Ângela Santos, e pelos Aspirantes a Oficial de Polícia. Visite-nos até ao dia 13 de junho de 2016.
 
 
29 de Abril 2016 – Dia internacional da Make-A-Wish
 
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) iniciou a sua colaboração com a Make-A-Wish Portugal em Novembro de 2013.
 Para ler mais clique aqui
 
 
 
 
Conferência Internacional de Abertura do V Curso de ContraTerrorismo
 
No dia 30 de maio de 2016, no auditório do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, realizou-se a conferência internacional de abertura do V Curso de Contraterrorismo, subordinada ao tema Terrorismo Jihadista: Ameaça no Contexto Europeu. O Diretor do Instituto, Superintendente-Chefe Pedro José Lopes Clemente, procedeu à abertura solene da conferência e do curso de contraterrorismo. Participaram na conferência os Professores Doutores Sebastian Scheerer (Alemanha), Luis Ibañez (Espanha), Peter Nesser (Noruega), Sousa Lara e Hermínio Matos (Portugal). Abordaram temas como O Terrorismo e o Direito Penal, Islamist Terrorism in Europe, La Amenaza Terrorista en el Al-Andalus e Novas Considerações sobre o Terrorismo e o Contraterrorismo. A 5.ª Edição do Curso de Contraterrorismo, coordenada pelos Professores Hermínio Matos e Luís Fiães Fernandes, conta com mais de 90 alunos, oriundos de várias áreas profissionais, e nele lecionam professores e individualidades de várias universidades portuguesas e estrangeiras, que se têm dedicado ao estudo e debate do fenómeno do terrorismo e do contraterrorismo.
 
Apresentação do Livro "A Manutenção da Ordem Pública em Democracia"
 
Teve lugar, no dia 2 de março, no Auditório Superintendente chefe Afonso de Almeida, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em Lisboa, a apresentação do livro “ A manutenção da Ordem Pública em Democracia”, da autoria do Superintendente chefe José Ferreira de Oliveira, Diretor Nacional Adjunto para a Área dos Recursos Humanos, da Polícia de Segurança Pública e docente neste Instituto.
Esta publicação, à semelhança de outras, decorre do intenso trabalho científico produzido no ISCPSI, no âmbito das ciências policiais.
É uma obra que, pelo seu conteúdo, se destina, não só aos alunos do Curso de Formação de Oficiais de Polícia, mas também a toda a sociedade civil que, de uma forma ou de outra, se interessa pela área da segurança interna e, em concreto, pela temática da ordem pública no estado democrático e de direito.
No ato do lançamento estiveram presentes altas individualidades do mundo académico e científico, na área da segurança.
 
 
 
13ª Corrida ISCPSI/APAV. Mensagem do Excelentíssimo Diretor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
 
«Caros Atletas,
À semelhança de anos anteriores, realizar-se-á no dia 13 de Março de 2016 a 13.ª edição da corrida ISCPSI/APAV, organizada pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV).
O móbil deste evento é a angariação de receitas destinadas à APAV, instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que funciona à base do voluntariado.
Como habitualmente, a corrida ISCPSI/APAV incluirá uma prova de cariz competitivo a par da marcha das famílias.
No sentido de continuarmos a crescer e promover tão nobre iniciativa, apelamos à vossa participação.
Corra por quem não pode fugir!»
 
No próximo dia 22 de janeiro pelas 9H30, terá lugar na sala 1033 da Escola de Direito da Universidade do Minho o Seminário (Workshop) intitulado "PROVA PENAL E DIREITOS HUMANOS".
O encontro é organizado pelo DH-CII - Direitos Humanos. Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Direito da Universidade do Minho, em cooperação com o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
Para ler o programa clique aqui
 
 
Visita de Estudo À Assembleia da República
 
Decorreu, no dia 18 de Janeiro de 2016, a visita de estudo à Assembleia da República dos alunos do 4º ano do Mestrado Integrado em Ciências Policiais (CFOP) e do Mestrado em Ciências Policiais (Segurança Interna, Gestão da Segurança e Criminologia do ISCPSI. Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento político do Parlamento bem como a história do Palácio de São Bento. Esta deslocação inseriu-se no âmbito das unidades curriculares de Ciência Política e de Políticas Públicas de Segurança e foi acompanhada pelo Prof. Eduardo Pereira Correia.
 
 
 
Participação na "CEPOL 2015 European Police Research and Science Conference"
 
A conferência anual do CEPOL: Evidence-based policing: new perspectives of cooperation between practice, education and police science.
 
Para ler mais clique aqui

 

  Plataforma E-learning

"Entre nós muito, pelos outros TUDO!" 

 Obra Publicada
A Manutenção da Ordem Pública em Democracia

Clique na imagem

Obra publicada :
Gestão de Riscos
O livro pode ser adquirido
na Biblioteca do ISCPSI ou
através de pedido para o
 
Obra publicada :
Ciências Policiais e Política Criminal

 Clique na imagem

 

 Obra publicada :  

Cidadania, Polícia e Segurança

Clique na imagem
 
Apresentação do Livro :
Liberdade e Segurança

  

 Clique na imagem

 

Boletim do Instituto

Boletins do Instituto 

 

Facebook ISCPSI  
 
Youtube - Canal ISCPSI 
 

Polícia de Segurança Pública

Acesso ao site da Polícia de Segurança Pública  

 

  

 

Estatísticas

Estatísticas  

Acessibilidade

Acessibilidade