Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Início
 
 
Ciclo de Conferências “O Pentaedro das Ciências Policiais
Comemorações dos 40 anos das Ciências Policiais em Portugal (1982-2022)
 
40.jpgEpígono da antiga Escola Superior de Polícia (ESP), o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) é um estabelecimento de ensino superior público universitário policial integrado na orgânica da Polícia de Segurança Pública (PSP), cuja jurisdição primordial é formar os quadros próprios na carreira de Oficial de Polícia para a Polícia Portuguesa, dotando-os de conhecimento e competências técnicas específicas no domínio da segurança e das ciências policiais.
Dotado de autonomia pedagógica, científica, cultural, administrativa, patrimonial e disciplinar, o ISCPSI é fruto de uma ideia surgida nos finais da década de setenta do século XX e que viria a materializar-se formalmente em 1982, pela letra do Decreto-Lei n.º 423/82, de 15 de outubro. Desde então, o ISCPSI assumiu a vanguarda do ensino e da investigação de um campo muito recente da ordenação científica – as ciências policiais –, a par e passo com o mais avançado pensamento europeu aplicado à atividade policial.
 

Assinalando os quatro decénios da criação do Instituto e da consequente germinação das ciências policiais em Portugal (1982-2022), a PSP, através do ISCPSI e da sua Unidade de ID&I – ICPOL –, promove um Ciclo de Conferências intitulado “O Pentaedro das Ciências Policiais”, de âmbito internacional e multidisciplinar, de acordo com a seguinte calendarização e temática:

23 de novembro, 11h: O Prisma das Ciências Historiográficas (modalidade híbrida).
30 de novembro, 14h: O Prisma das Ciências do Desporto e Educação Física (modalidade híbrida).
7 de dezembro, 11h: O Prisma das Ciências Jurídicas (modalidade híbrida).
14 de dezembro, 11h: O Prisma das Ciências Policiais (modalidade híbrida).
11 de janeiro, 11h: O Prisma das Ciências Sociais e Políticas (modalidade híbrida).
Tratando-se de um leque alargado de atividades técnico-científicas abertas e destinadas a toda a comunidade e à academia, convidam-se os interessados a assistir aos trabalhos, quer presencialmente, no Auditório Superintendente-Chefe Afonso de Almeida do ISCPSI, sito à Rua 1.º de Maio, n.º 3, 1349-040 Lisboa – Portugal, quer por vídeo teleconferência (VTC), através da plataforma Webex.
Pré-inscrição em seminario@psp.pt, para Certificado ou presença no Auditório do ISCPSI.
 
Programa07.jpg

Con30NOV.JPG

Programa.png





 




 
 
 
 
Abertura Solene do Ano Lectivo do ISCPSI 2022
 
 
iscpsi.png
 
 
Congresso Internacional “Estudar a(s) Polícia(s): História, Fontes e Metodologias”,
 
 
CongressoInternacional.jpg
Nos próximos dias 13 e 14 de outubro de 2022, pelas 10:30 (UTC), realizar-se-á, nas instalações do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, o Congresso Internacional “Estudar a(s) Polícia(s): História, Fontes e Metodologias”, que contará com a participação de várias personalidades e especialistas do panorama científico, nacional e internacional.
As instituições policiais constituem, na atualidade, um campo de estudo de acentuada relevância para várias áreas do saber, despertando cada vez mais interesse na comunidade académica. A amplitude dos horizontes analíticos associados aos múltiplos corpos policiais, deve-se, em grande medida, ao facto de estes terem tido sempre uma estreita relação com o Estado, bem como um contacto permanente com a sociedade em geral. Mas muitos outros aspetos – mais ou menos singulares – podem igualmente ser salientados, necessitando da devida contextualização histórica, tendo em consideração, designadamente, os diferentes tempos e espaços da sua ação. Neste sentido, estudar a história da(s) polícia(s) permite-nos obter uma melhor compreensão dos conflitos sociais e das relações entre a sociedade em geral e a polícia; de fenómenos como a criminalidade nacional, transnacional ou internacional; das particularidades ou similitudes entre vários corpos policiais e a sua evolução ao longo dos tempos, bem como do universo profissional pelo qual são constituídas, olhando para a sua cultura organizacional e corporativa e para o saber técnico-policial, entre tantos outros aspetos. Neste contexto, os investigadores que estudam estas temáticas confrontam-se com diversos desafios e/ou dificuldades.
O Congresso Internacional “Estudar a(s) Polícia(s): História, Fontes e Metodologias” procura refletir e promover o debate sobre perspetivas metodológicas, bem como acerca das diversas fontes disponíveis ou ainda por disponibilizar, essenciais ao estudo das instituições policiais. Partindo de uma perspetiva histórica, mas procurando uma abordagem colaborativa, interdisciplinar e internacional, este Congresso pretende dar continuidade ao debate crítico realizado nos eventos científicos anteriores, realizados no âmbito do projeto «Polícia de Segurança Pública: História e Património», decorrente de uma parceria entre o HTC-NOVA/FCSH e a PSP.
Organização:
HTC – História, Territórios e Comunidades, NOVA-FCSH/CFE
MUP – Museu da Polícia de Segurança Pública
ICPOL – Centro de Investigação (ICPOL – Unidade ID&I) do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
 
 
Tratando-se de um evento gratuito e aberto a toda a comunidade de interessados nas Ciências Policiais e nas Ciências Históricas, convidamos-vos a participar nesta reflexão, mediante inscrição prévia para seminario@psp.pt. O evento decorrerá em ambiente da plataforma Webex: https://policiasegurancapublica.webex.com/meet/congresso.iscpsi
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Concurso de Admissão ao 39.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia
 
         Procede-se à publicação da listagem final dos candidatos Aptos ao concurso de admissão ao 39.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia. As vagas existentes serão ocupadas até ao 35.º classificado inclusivé.
 
 
 
 
Candidaturas ao Curso de Mestrado em Ciências Policiais: Ano Letivo 2022-2023
 
Encontram-se abertas as candidaturas para o XV Curso de Mestrado em Ciências Policiais, nas especializações em Criminologia e Investigação Criminal e em Gestão da Segurança, até 31 de agosto de 2022. O curso é dirigido aos licenciados ou titulares de formação equivalente ou superior que se interessem pelas áreas científicas que compõem o ciclo de estudos.
Mais informações consulte o separador Cursos »» Mestrado em Ciências Policiais
 
 
 
 
 Candidaturas ao Curso de Formação de Oficiais de Polícia
 
 
Encontram-se abertas, até 14 de junho de 2022, as candidaturas para o Curso de Formação de Oficiais de Polícia.
 
Poderá formalizar a sua candidatura através do link   https://recrutamento.psp.pt/
 
Para mais informações, consulte o aviso de abertura do concurso em o separador “Admissão
 
 
 
 
 
 
Open Day Online
 
No próximo dia 16 de maio, segunda-feira, realizar-se-á a primeira edição do Open Day Online no ISCPSI.
Inscrições deverão ser feitas através do e-mail openday.iscpsi@psp.pt.
 
Open day O.1.jpg



Open Day
 
Na manhã do próximo dia 8 de maio, domingo, realizar-se-á a segunda edição do Open Day presencial no ISCPSI.
Atendendo a que as inscrições são limitadas, estas deverão ser feitas através do e-mail openday.iscpsi@psp.pt.
 
OpenDay2022_V2.0.jpg


 
 
 
O Projeto de Divulgação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna promove, para o ano letivo 2021/2022, a apresentação de um boletim que terá como objetivo apresentar um pouco do dia-a-dia e das vivências institucionais.
A vontade de dar a conhecer a nossa casa, e aqueles que dela fazem parte, leva a equipa do boletim, composta por Cadetes de diversos anos, a realizar entrevistas a Oficiais e Aspirantes e a divulgar o trabalho desenvolvido pelos restantes projetos que contribuem para o desenvolvimento do Instituto.
Difundimos ainda os eventos que ocorreram e os que virão a realizar-se para que quem nos lê consiga conhecer melhor e estar, de alguma forma, mais presente no quotidiano do ISCPSI.
Pretendemos, deste modo, abrir as portas desta casa revelando o que é desenvolvido pela nossa Instituição, o trabalho dos Cadetes que a compõem e todos os elementos que contribuem direta ou indiretamente para o seu bom funcionamento.
Com votos de que gostem tanto de nos ler como nós de nos dar a conhecer,
             Boletim ISCPSI.pdf
A equipa do Boletim
 


 
 
 
 
 
 
 
 
Asset-1segurex.png
 
 Divulgação do Curso de Oficiais de Polícia do ISCPSI no Segurex 2021
 
A entrada é gratuita. Para obter o seu convite deverá fazer aqui o seu registo.
 
 
 
Curso de Admissão ao 38.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia
  
Procede-se à publicação da listagem final do curso de admissão ao 38.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia.
 
 
 
  
 
Candidaturas ao Curso de Mestrado em Ciências Policiais: Ano Letivo 2021-2022
 
Encontram-se abertas as candidaturas para o XIV Curso de Mestrado em Ciências Policiais, nas especializações em Gestão da Segurança, Segurança Interna e Criminologia e Investigação Criminal, até 31 de agosto de 2021. O curso é dirigido aos licenciados ou titulares de formação equivalente ou superior que se interessem pelas áreas científicas que compõem o ciclo de estudos.  Mais informações consulte o separador Cursos »» Mestrado em Ciências Policiais
 

 
Sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Práticas das Instituições de Ensino e Formação
 
 

“No âmbito dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) na qual o nosso Núcleo de Avaliação e Qualidade participa em representação do ISCPSI, foi publicado o eBook "Sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Práticas das Instituições de Ensino e Formação" que divulgamos”.

Clique no Link


 
Campanha Europeia Contra a Violência e Discriminação no Desporto Amador
 
 
#WePlayFair é uma campanha de sensibilização, resultado de 2 anos de trabalho do projeto MATCH-SPORT, promovido pela EFUS (Fórum Europeu de Segurança Urbana). O ISCPSI, a UISP/Itália, a FHSMP/Alemanha e as cidades de Lisboa, Liège,  Maranello, Loano, Nea Propontida e Valência têm analisado o fenómeno da violência e discriminação no desporto amador, definindo políticas públicas locais e estratégias para a combater.
 
O ISCPSI associa-se à divulgação desta campanha, assinalando a Semana Europeia do Desporto (23 a 30 de Setembro).
 
AS IMAGENS FALAM POR SI!” [ver mais]
 
 
 01aR.jpg01bR_1000.jpg
 
 
   
 Candidaturas ao Curso de Formação de Oficiais de Polícia
 
 
Encontram-se abertas, até 3 de julho de 2020, as candidaturas para o Curso de Formação de Oficiais de Polícia – Curso de Mestrado Integrado em Ciências Policiais.
 
Poderá formalizar a sua candidatura através do link   https://recrutamento.psp.pt/
 
Para mais informações, consulte o aviso de abertura do concurso em o separador “Admissão
 
 
 
 
 
 
Ética Policial
 
Encontra-se disponível o livro Ética Policial: da eticidade da coacção policial  , publicado pelo ISCPSI-ICPOL, da autoria do Superintendente-Chefe Pedro José Lopes Clemente.
 
“Só o Homem é um ser ético: só o Homem é um ser livre. Todo o agente policial tem de ser um sujeito ético e, assim, seguir os valores éticos da lei no exercício das suas funções: o agente policial está vinculado à Ética da lei, o delinquente não”.
 
O livro pode ser adquirido na Biblioteca do ISCPSI ou através de pedido para o e-mail: biblioteca@psp.pt.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Ação Policial
 
Encontra-se disponível o livro Ação policial face à ação coletiva: teoria para uma estratégia de policiamento de multidões (Lição inaugural da abertura do ano letivo 2015/2016), publicado pelo ISCPSI-ICPOL, da autoria do Intendente Sérgio Ricardo Costa Chagas Felgueiras.
 
“O papel da polícia perante fenómenos geradores de risco, em contexto de multidão, serve para garantir o livre exercício dos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos participantes, devendo, ainda, salvaguardar a sua segurança, tanto na perspetiva security como na vertente safety”.
 
O livro pode ser adquirido na Biblioteca do ISCPSI ou através de pedido para o e-mail: biblioteca@psp.pt.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Santander Universidades lançou o Prémio de Voluntariado Universitário que visa reconhecer os projetos de voluntariado, promovidos por estudantes do Ensino Superior, com benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento das suas competências pessoais.
O ISCPSI, através da Associação Académica, submeteu, no dia 18 de Novembro 2016, a sua candidatura através do projeto “VOLUNTARIUM: Um Projeto de Responsabilidade Social.
 
O vídeo elaborado para o efeito está disponível em:
 
 
​​​​
​​​
Programa.pdfPrograma.pdfPrograma.pdfPrograma.pdf

 

 Plataforma E-learning

Catálogo de publicações do ISCPSI

"Entre nós muito, pelos outros TUDO!" 

Obra Publicada:

Da atuação dos seguranças privados na prevenção criminal


Clique na imagem

 

Obra Publicada:

A radicalização salafista jihadista na Europa


Clique na imagem

 
Obra Publicada:
Ética Policial

Clique na imagem
 
Obra Publicada:
Ação Policial Face à Ação Coletiva
 
Clique na imagem
  
 Obra Publicada
A Manutenção da Ordem Pública em Democracia

Clique na imagem

Obra publicada :
Gestão de Riscos
 
O livro pode ser adquirido
na Biblioteca do ISCPSI ou
através de pedido para o

 

 Obra publicada :  

Cidadania, Polícia e Segurança

Clique na imagem
 

 

Boletim do Instituto

Boletins do Instituto 

 

Facebook ISCPSI  
 
Youtube - Canal ISCPSI 
 

Polícia de Segurança Pública

Acesso ao site da Polícia de Segurança Pública  

  

  

 

Acessibilidade

Acessibilidade