Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Início
Inscrições para o VII Curso de Mestrado em Ciências Policiais
 

Estão abertas as inscrições para o VII Curso de Mestrado em Ciências Policiais, nas especializações de Segurança Interna, Gestão da Segurança, Criminologia e Investigação Criminal, Gestão Civil de Crises e Gestão Municipal da Segurança.​

Para mais informações clique aqui​.





 
 
 
 
 
 para visualizar melhor, clique na imagem

 

 


Mestrado Gestão da Segurança - Proteção Civil 
 
Universidade Europeia | Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
Ministrado pela Universidade Europeia e pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), este mestrado pretende proporcionar uma formação avançada, exigente e de carácter profissional, que promova competências críticas na área da gestão da segurança. As competências, adquiridas com a realização dos estudos aprofundados e desenvolvidos durante este curso, constituirão mais-valias distintivas para os seus estudantes num contexto social que, mercê das transformações sistémicas mais recentes na área da segurança, requer um desempenho esclarecido e eficaz que seja capaz de fazer face aos reptos emergentes.
 
Mensagem do Coordenador
Prof. Doutor Manuel Valente

“A inter e a multidisciplinaridade são uma aposta deste curso de mestrado, pensado e estruturado, científica, académica e profissionalmente, para formar gestores de segurança no âmbito da proteção civil - safety - com uma forte componente security e uma visão global própria dos desafios da sociedade.”
 
 
 
 
II Congresso Internacional do Obervare
 
Hermínio Matos, Investigador do Icpol-Centro de Investigação e Docente do ISCPSI, participou no II Congresso Internacional do Observare, da Universidade Autónoma de Lisboa, nesta edição subordinado ao tema GUERRA MUNDIAL E RELAÇÕES INTERNACIONAIS – 100 anos depois de 1914, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 2 e 3 de Julho de 2014, e contou com a presença de reputados investigadores, docentes e académicos de vários países. O nosso investigador e docente proferiu a comunicação “Serviços de Informações e Organizações Terroristas: analogia, reciprocidade e interdependência no modo de ação”, num painel moderado pelo General Rodrigues Viana, Diretor do IDN, e em que participaram os Professores/Investigadores Isabel Ferreira Nunes, Bruno Cardoso Reis, Maria Francisca Saraiva, Pedro Graça e João Piedade. Esta Conferência Internacional logrou estabelecer um fórum de discussão académica, cujo sucesso se traduz pelo seu alcance internacional e pela referência que constitui na área de estudo das Relações Internacionais.
 
                                                                                                                                                 
Encerramento do Ano lectivo
 
Realizou-se, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em 18JUN2014, às 14h30, a Cerimónia Solene de Encerramento do Ano Académico e Compromisso de Honra do 26.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia, à qual se dignou presidir Sua Excelência o Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo.
 
 
 
 
 Antes da cerimónia, Sua Excelência a Ministra de Estado e das Finanças, Mestre Maria Luís Albuquerque, proferiu uma palestra, aos cadetes, subordinada ao tema:  "Portugal, Economia e Finanças Públicas - Estratégia Orçamental 2014/2017".
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aulas no Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais
 
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação, nos dias 4 e 5 de Junho de 2014, leccionou o Tópico Jurídico Os Meios Ocultos de Investigação Criminal, aos alunos do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Esta atividade insere-se no âmbito da cooperação entre as duas instituições de ensino superior universitário e assenta no projecto de internacionalização do Instituto e, assim, responder a um dos quesitos da Avaliação e Acreditação dos seus cursos e do próprio Instituto como instituição universitária nacional e internacional.
O Diretor  do ICPOL-Centro de Investigação do ISCPSI com a Professora Doutora Ruth Gauer,  Diretora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e os mestrandos e doutorandos.
 
Palestra na Escola da Ordem dos Advogados em Porto Alegre
 
No dia 3 de Junho de 2014, em Porto Alegre-Rio Grande do Sul, Brasil, o Diretor do ICPOL-Centro de Investigação proferiu uma palestra sobre A (i)legalidade da prova penal. Tratou da prova como conceito poliédrico, integrado nos elementos da física tempo e espaço que o Direito e os seus operadores têm de recolocar no discurso teórico-operativo, de modo a reconstruir a teoria da associabilidade dos nomos produção e valoração da prova. Fez uma pequena viagem à ilegalidade e à ilicitude da prova e respectivas consequências jurídicas penais materiais e processuais face à unidade da ordem jurídica assente nos princípios gerais do direito que reponha a discussão na ratio iuris sem olvidar a ratio legis. Relembrou, ainda, a fundamentação como dever e princípio de um sistema judiciário de um Estado democrático de direito, assim como tratou resumidamente as questões polémicas dos conhecimentos fortuitos versus os conhecimentos da investigação, e do «efeito-à-distância».
 
Dia Mundial da Criança
 
No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, fomos anfitriões da “Feira da Brincadeira.
Esta iniciativa reuniu vontades e recursos de seis instituições particulares de solidariedade social que têm como objectivo comum prestar apoio a crianças, que sofrem de doença oncológica, e suas famílias (Associação Acreditar, Fundação Rui Osório de Castro, Associação Inês Botelho, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Associação Portuguesa Contra a Leucemia e Terra dos Sonhos).
O Pavilhão Desportivo do ISCPSI transformou-se num espaço lúdico onde a alegria, animação e momentos de brincadeira se foram sucedendo ao longo de toda a tarde.
Houve pinturas faciais, malabarismo, caracterização, jogos, música, ioga do riso e muitas experiências.
Foi realmente “UM DIA DA CRIANÇA À GRANDE!
 
 
Palestra da Escritora Anabela Notário
 
No passado dia 23 de Maio, pelas 18H00, no âmbito da unidade curricular de “História da Cultura: o fenómeno da criminalidade na Literatura”, do Mestrado em Ciências Policiais, especialização em Criminologia e Investigação Criminal, a sessão teve uma convidada especial: a jornalista e escritora Anabela Natário, autora de O Assassino do Aqueduto (Esfera dos Livros, 2014), uma das obras a que, em cumprimento do Programa, dedicámos particular atenção.
De uma grande generosidade e abertura, Anabela Natário falou desenvolvidamente sobre o seu livro: revelou as suas motivações e interesses por este crime que tumultuou Lisboa no século XIX, deu nota das investigações realizadas para a produção do seu romance e traçou uma linha entre ficção e realidade, deixando claro ter suprido pela imaginação as lacunas documentais.
Antes de Anabela Natário autografar os exemplares de O Assassino do Aqueduto pertencentes aos alunos do Mestrado, estabeleceu-se um debate animado entre os presentes e a autora sobre Diogo Alves e a sua quadrilha, sendo de salientar as intervenções do Diretor do ICPOL-Centro de Investigação que recentrou os problemas jurídicos suscitados na obra e muito contribuiu para se alcançar o objetivo pretendido: uma abordagem multidisciplinar e aberta deste romance histórico, uma leitura enriquecida pelo cruzamento de saberes. 
 
 
Bênção de Finalistas 2014
 
Na manhã do passado dia 17 de Maio, os Aspirantes do 26º Curso de Formação de Oficiais de Polícia alcançaram mais uma meta no seu último ano do mestrado integrado em Ciências Policiais, com a presença na Bênção de Finalistas 2014.
A cerimónia foi presidida pelo Senhor Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e teve lugar na Alameda da Cidade Universitária.
Tomaram também parte na cerimónia, junto dos Alunos finalistas, o diretor do ISCPSI, Superintendente Pedro Clemente, e a diretora de Estágio, Comissário Marta Miguel.
Foi um ato cheio de simbolismo, onde, juntamente com milhares de estudantes finalistas de 52 estabelecimentos de ensino superior da área de Lisboa, se agradeceu o êxito alcançado nos estudos e se recebeu a Bênção de Deus, para que o início da vida profissional seja a continuação desse sucesso.
 
 
III Curso Intensivo de Contraterrorismo
 
Decorreu, neste Instituto, de 5 a 16 de maio de 2014, o III Curso Intensivo de Contraterrorismo. À semelhança das edições anteriores, registou-se uma grande adesão do público-alvo que o curso visava, participação que se traduziu na diversidade das áreas de formação científica e profissional dos participantes e na sua variada proveniência geográfica, sendo de destacar, em particular, alunos de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil e França.
A abertura do Curso contou com a presença do Professor Catedrático Adriano Moreira, que nos falou do Terrorismo como fenómeno marcado pelo uso da violência, como fenómeno de recurso e afirmação de poder individual, ideológico, político-estatal, religioso, e dos perigos da desregulada migração do sul pobre para o norte aparente rico, como fluxo gerador de segregações sociais e territoriais, próprias de nascimento de sentimentos não identificáveis com a pessoa humana.
O corpo docente contou com professores da Universidade do Minho, da Universidade Católica Portuguesa, da Academia Militar, da Universidade Autónoma de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, que trouxeram uma visão holística do Terrorismo e do Contraterrorismo, que foi ampliada e aprofundada com uma vertente operativo-policial, desenvolvida pelos professores especialistas do nosso Instituto, membros da Polícia de Segurança Pública.
No âmbito da cerimónia de encerramento do curso, em 16 de maio de 2014, realizou-se a Conferência “Segurança e Terrorismo Internacional”, em que participou o Prof. Doutor Armando Marques Guedes, da Universidade Nova de Lisboa, e o Professor Catedrático Fernando Reinares, moderada pelo Mestre Hermínio Matos, Docente do ISCPSI e Investigador do ICPOL-ISCPSI. Fernando Reinares, Professor Catedrático de ciência política e Investigador Principal do Real Instituto Elcano de Madrid, a par da conferência geral sobre o fenómeno do Terrorismo, apresentou, em Portugal, o seu novo livro com o título: Matadlos. Quién estuvo detrás del 11-M y por qué se atentó en España.
 
 
Conferência Internacional Segurança e Terrorismo
Professor Catedrático Fernando Reinares em Portugal no dia 16 de maio de 2014
 
  
No  âmbito do encerramento do III Curso Intensivo de Contraterrorimo, o ICPOL - Centro de  Investigação do ISCPSI vai realizar  uma conferência internacional, no dia 16 de maio, pelas 16h00, no auditório do ISCPSI.
 
Para consultar o cartaz, clique aqui.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Prémio Europeu - Primeiro Lugar
 
O Doutor Luís Monteiro, professor do ISCPSI e Investigador Integrado do ICPOL-Centro de Investigação do ISCPSI, foi premiado, com um 1º lugar, na Poster Exibition da União Europeia de Judo, que decorreu em simultâneo com o Campeonato da Europa de Seniores em Montpellier, pelo trabalho "Physioligical and Neuromuscular Pattern of Olympic Judo Atlhetes in Five Minutes High Intensity Exercice". De referir que esta investigação foi selecionada de entre mais de 50 trabalhos a concurso. O trabalho premiado teve também a participação do Doutor Luís Massuça, professor do ISCPSI e investigador Integrado do ICPOL-Centro de Investigação do ISCPSI. Este trabalho foi também apresentado no Symposium que antecedeu o Campeonato da Europa e vai, ainda, ser apresentado no Congresso da UEJ, no Seminário de Educação da UEJ e no Festival em Antalya, Turquia. Ainda, o mesmo estudo foi admitido para ser publicado, como artigo, numa Revista de Impacto Científico – Archives of Budo.
 
Conferência Luso-Brasileira
A Prova no Processo Penal do Estado Democrático de Direito
 
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, por meio do ICPOL-Centro de Investigação, iniciou um ciclo de conferências científicas destinadas a todos os alunos do Instituto e a toda comunidade científica. A primeira conferência decorreu, na tarde do dia 9 de Abril de 2014, designada Conferência Luso-Brasileira subordinada ao tema A Prova no Processo Penal do Estado Democrática de Direito. Participaram na conferência o Professor Catedrático Germano Marques da Silva, que presidiu, os Professores Doutores Geraldo Prado, Nereu Giacomolli, Edson Damas e Manuel M. Guedes Valente, que proferiram, respectivamente, palestras sobre «A Prova e o Sistema de Controlos Epistémicos no Processo Penal Brasileiro», «A Valoração da Prova no Âmbito da Cooperação Jurídica», «Os Direitos Humanos, Indígena e Ambiental e a Prova Penal no Brasil» e «Os Direitos e Liberdades Fundamentais Pessoais como Barreira “Intransponível” na Produção de Prova». O auditório recebeu mais de 160 alunos, professores, investigadores e juristas que ouviram e debateram, das 14H30 até às 19H00, os temas apresentados.
 
Sua Eminência o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente visitou o ISCPSI
No passado dia 2 de Abril de 20124, teve lugar no Auditório Superintendente – Chefe Afonso de Almeida, uma Conferência, subordinada ao tema: “A Igreja e a Sociedade no Mundo Atual”, especialmente dirigida aos alunos do Curso de Formação de Oficiais de Polícia, proferida pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente
 Estiveram, também, presentes na Conferência o Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Prof. Dr. Fernando Alexandre, o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Farinha, os Diretores Nacionais Adjuntos, Superintendentes Paulo Lucas, José Oliveira e José Torres. Estiveram, igualmente presentes, o Inspetor Nacional da PSP, Superintendente Magina da Silva, o Diretor do ISCPSI, Superintendente Pedro Clemente, o Diretor da EPP, Superintendente Abílio Vieira, bem como outros oficiais da PSP e pessoal do Quadro Orgânico do ISCPSI.
O Patriarca de Lisboa foi recebido com muita cordialidade pelas entidades presentes e por toda a comunidade académica.
A comunicação de D. Manuel Clemente constituiu uma reflexão profunda sobre a pessoa, a comunidade e a Igreja, o que contribuiu de forma indelével para a formação humanista dos alunos e de todos os presentes.
 
​​​​

 

 

"Entre nós muito, pelos outros TUDO!"

 
 

 

Boletim do Instituto

Boletins do Instituto 

 

Facebook ISCPSI  
 
Youtube - Canal ISCPSI 
 

Polícia de Segurança Pública

Acesso ao site da Polícia de Segurança Pública  

 

  

 

Estatísticas

Estatísticas  

Acessibilidade

Acessibilidade