Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Início
Conferência de abertura do III Seminário Nacional do IBADPP – Processo Penal e Democracia
 
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação proferiu a conferência de abertura do III Seminário Nacional do IBADPP: Processo Penal e Democracia, que decorreu nos dias 18 e 19 de setembro de 2014, em Salvador da Baía, Brasil. O tema da conferência foi Os desafios do processo penal do estado democrático de direito: a sociedade internético-personocêntrica. O Instituto Baiano de Direito Processual Penal, presidido pelo Prof. Doutor Elmir Duclerc e sua equipa, realizou um evento científico que contou com a presença de muitos juristas de renome e reconhecido mérito no Brasil e no estrangeiro, onde participaram mais de 500 congressistas de todo o Brasil, de Portugal e de Angola.
 
 
 
Lista de Classificação Final dos Candidatos Aptos no Concurso ao 31.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia (Curso de Mestrado Integrado em Ciências Policiais)
 
Para mais informações clique aqui​. 
 
 
Mestrado Gestão da Segurança - Proteção Civil 
 
Universidade Europeia | Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
Ministrado pela Universidade Europeia e pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), este mestrado pretende proporcionar uma formação avançada, exigente e de carácter profissional, que promova competências críticas na área da gestão da segurança. As competências, adquiridas com a realização dos estudos aprofundados e desenvolvidos durante este curso, constituirão mais-valias distintivas para os seus estudantes num contexto social que, mercê das transformações sistémicas mais recentes na área da segurança, requer um desempenho esclarecido e eficaz que seja capaz de fazer face aos reptos emergentes.
 
Mensagem do Coordenador
Prof. Doutor Manuel Valente

“A inter e a multidisciplinaridade são uma aposta deste curso de mestrado, pensado e estruturado, científica, académica e profissionalmente, para formar gestores de segurança no âmbito da proteção civil - safety - com uma forte componente security e uma visão global própria dos desafios da sociedade.”
 
 
 
 
II Congresso Internacional do Obervare
 
Hermínio Matos, Investigador do Icpol-Centro de Investigação e Docente do ISCPSI, participou no II Congresso Internacional do Observare, da Universidade Autónoma de Lisboa, nesta edição subordinado ao tema GUERRA MUNDIAL E RELAÇÕES INTERNACIONAIS – 100 anos depois de 1914, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 2 e 3 de Julho de 2014, e contou com a presença de reputados investigadores, docentes e académicos de vários países. O nosso investigador e docente proferiu a comunicação “Serviços de Informações e Organizações Terroristas: analogia, reciprocidade e interdependência no modo de ação”, num painel moderado pelo General Rodrigues Viana, Diretor do IDN, e em que participaram os Professores/Investigadores Isabel Ferreira Nunes, Bruno Cardoso Reis, Maria Francisca Saraiva, Pedro Graça e João Piedade. Esta Conferência Internacional logrou estabelecer um fórum de discussão académica, cujo sucesso se traduz pelo seu alcance internacional e pela referência que constitui na área de estudo das Relações Internacionais.
 
                                                                                                                                                 
Encerramento do Ano lectivo
 
Realizou-se, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em 18JUN2014, às 14h30, a Cerimónia Solene de Encerramento do Ano Académico e Compromisso de Honra do 26.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia, à qual se dignou presidir Sua Excelência o Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo.
 
 
 
 
 Antes da cerimónia, Sua Excelência a Ministra de Estado e das Finanças, Mestre Maria Luís Albuquerque, proferiu uma palestra, aos cadetes, subordinada ao tema:  "Portugal, Economia e Finanças Públicas - Estratégia Orçamental 2014/2017".
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aulas no Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais
 
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação, nos dias 4 e 5 de Junho de 2014, leccionou o Tópico Jurídico Os Meios Ocultos de Investigação Criminal, aos alunos do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Esta atividade insere-se no âmbito da cooperação entre as duas instituições de ensino superior universitário e assenta no projecto de internacionalização do Instituto e, assim, responder a um dos quesitos da Avaliação e Acreditação dos seus cursos e do próprio Instituto como instituição universitária nacional e internacional.
O Diretor  do ICPOL-Centro de Investigação do ISCPSI com a Professora Doutora Ruth Gauer,  Diretora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e os mestrandos e doutorandos.
 
 
 
Palestra na Escola da Ordem dos Advogados em Porto Alegre
 
No dia 3 de Junho de 2014, em Porto Alegre-Rio Grande do Sul, Brasil, o Diretor do ICPOL-Centro de Investigação proferiu uma palestra sobre A (i)legalidade da prova penal. Tratou da prova como conceito poliédrico, integrado nos elementos da física tempo e espaço que o Direito e os seus operadores têm de recolocar no discurso teórico-operativo, de modo a reconstruir a teoria da associabilidade dos nomos produção e valoração da prova. Fez uma pequena viagem à ilegalidade e à ilicitude da prova e respectivas consequências jurídicas penais materiais e processuais face à unidade da ordem jurídica assente nos princípios gerais do direito que reponha a discussão na ratio iuris sem olvidar a ratio legis. Relembrou, ainda, a fundamentação como dever e princípio de um sistema judiciário de um Estado democrático de direito, assim como tratou resumidamente as questões polémicas dos conhecimentos fortuitos versus os conhecimentos da investigação, e do «efeito-à-distância».
​​​​

 

 

 

Plataforma E-learning  

"Entre nós muito, pelos outros TUDO!"

 
 

 

Boletim do Instituto

Boletins do Instituto 

 

Facebook ISCPSI  
 
Youtube - Canal ISCPSI 
 

Polícia de Segurança Pública

Acesso ao site da Polícia de Segurança Pública  

 

  

 

Estatísticas

Estatísticas  

Acessibilidade

Acessibilidade