Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Início
 
FUTURÁLIA 2017
 

A Futurália é a maior Feira de Educação e Formação de âmbito nacional, a qual se realizou de 29 de Março a 1 de Abril de 2017, em Lisboa, na FIL.
A PSP esteve presente com um stand, onde estiveram representados os seus dois estabelecimentos de ensino (ISCPSI e EPP), divulgando as respectivas ofertas formativas. Também as diversas valências, unidades e subunidades da PSP marcaram presença no stand, nomeadamente o Comando Metropolitano de Lisboa (Divisão de Trânsito), a Unidade Especial de Polícia e a Polícia Técnica Forense, do Departamento de Investigação Criminal.
Deste modo, foi transmitida aos milhares de visitantes, a maioria jovens estudantes, uma informação geral e integrada da missão e atribuições da PSP.
Este evento contou, ainda, com uma programação paralela e variada e a PSP integrou de forma efectiva este programa, através da actuação do Grupo de Metais da sua Banda Sinfónica (que teve o privilégio de ver SEXA o Senhor Presidente da República a assistir), da demonstração do Grupo Operacional Cinotécnico e da actuação da Banda "Azul Sustenido", composta por cadetes do ISCPSI.
O balanço final revelou-se muito positivo.
O espaço esteve permanentemente a ser visitado por inúmeros jovens, encarregados de educação, professores e profissionais, demonstrando interesse pela PSP, em geral, e pela opção profissional e de carreira que proporciona.
 
 

Clique na imagem para ler a Newsletter
 
 
Sessão Pública – Precursores Explosivos
No passado dia 16 de Março, teve lugar no Auditório Superintendente - chefe Afonso de Almeida, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), uma sessão pública, subordinada ao tema “Precursores Explosivos”.
Esta sessão pública realizou-se no âmbito de uma parceria entre o Departamento de Armas e Explosivos da Polícia de Segurança Pública e o ISCPSI.
 
 
 
 
Dia Internacional da Mulher
 
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Polícia de Segurança Pública realizou, no dia 8 de março, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, um seminário subordinado ao tema Mulheres Líderes, como forma de homenagear não só as mulheres da Polícia de Segurança Pública, mas sobretudo todas as mulheres das forças e serviços de segurança de Portugal e, muito em especial, as mulheres das Polícias dos Estados membros da Comunidade de  Países de Língua  Portuguesa presentes: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.
 
Na Sessão de Encerramento, e já com a presença da Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Constança Urbano de Sousa, do Diretor Nacional da PSP e do Diretor do ISCPSI, coube à Comandante Regional da Madeira, Superintendente Madalena Amaral a apresentação das conclusões (saiba mais) do seminário e à Subintendente Carla Silva declamar um poema (clique aqui) da sua autoria sobre as Mulheres Líderes.

 
 
Newsletter NOV/DEZ 2016
 
Encontra-se disponível a edição da Newsletter Nov/Dez 2016.
O documento, na sua íntegra, pode ser consultado no menu Newsletter, ou (Clique aqui). 
 
 tracos.jpg

 
 
Plano Estratégico 2017-2020

Por despacho do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe Luís Manuel Peça Farinha, foi aprovado o Plano Estratégico do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna 2017-2020. O documento em apreço apresenta seis grandes eixos estratégicos:
Eixo 1 - Promover a qualidade no ensino;
Eixo 2 – Consolidar a investigação científica;
Eixo 3 – Reforçar a internacionalização;
Eixo 4 – Desenvolver a gestão da qualidade;
Eixo 5 – Otimizar a gestão de recursos e processos produtivos;
Eixo 6 – Fortalecer o compromisso de responsabilidade social.
O documento, na sua íntegra, pode ser consultado, na página oficial do ISCPSI,
 (menu) O Instituto/Instrumentos de Gestão/Planos e Relatórios de Atividades.
 
 
 
Abertura Solene do Ano Académico 2016/2017
 
No passado dia 13 de dezembro, realizou-se, neste Instituto, a Cerimónia de Abertura Solene do ano Académico 2016/2017.
 
 Presidiu ao ato a Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Maria Constança Urbano de Sousa.
 
A Cerimónia iniciou-se às 15h00, com a chegada da Ministra da Administração Interna,  tendo sido prestadas as devidas honras policiais.
Para ler mais clique aqui
 
Este ano, a Lição Inaugural foi proferida pela Professora Doutora Fernanda Palma, professora do ISCPSI, versando sobre o tema “A Legítima Defesa da Autoridade Policial”. (ver na íntegra).
 
 
Ética Policial
 
Encontra-se disponível o livro Ética Policial: da eticidade da coacção policial  , publicado pelo ISCPSI-ICPOL, da autoria do Superintendente-Chefe Pedro José Lopes Clemente.
 
“Só o Homem é um ser ético: só o Homem é um ser livre. Todo o agente policial tem de ser um sujeito ético e, assim, seguir os valores éticos da lei no exercício das suas funções: o agente policial está vinculado à Ética da lei, o delinquente não”.
 
O livro pode ser adquirido na Biblioteca do ISCPSI ou através de pedido para o e-mail: biblioteca@psp.pt.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Ação Policial
 
Encontra-se disponível o livro Ação policial face à ação coletiva: teoria para uma estratégia de policiamento de multidões (Lição inaugural da abertura do ano letivo 2015/2016), publicado pelo ISCPSI-ICPOL, da autoria do Intendente Sérgio Ricardo Costa Chagas Felgueiras.
 
“O papel da polícia perante fenómenos geradores de risco, em contexto de multidão, serve para garantir o livre exercício dos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos participantes, devendo, ainda, salvaguardar a sua segurança, tanto na perspetiva security como na vertente safety”.
 
O livro pode ser adquirido na Biblioteca do ISCPSI ou através de pedido para o e-mail: biblioteca@psp.pt.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Santander Universidades lançou o Prémio de Voluntariado Universitário que visa reconhecer os projetos de voluntariado, promovidos por estudantes do Ensino Superior, com benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento das suas competências pessoais.
O ISCPSI, através da Associação Académica, submeteu, no dia 18 de Novembro 2016, a sua candidatura através do projeto “VOLUNTARIUM: Um Projeto de Responsabilidade Social.
 
O vídeo elaborado para o efeito está disponível em:
 
 
​​​​

 

  Plataforma E-learning

"Entre nós muito, pelos outros TUDO!" 

Obra Publicada:
Ética Policial

Clique na imagem
 
Obra Publicada:
Ação Policial Face à Ação Coletiva
 
Clique na imagem
  
 Obra Publicada
A Manutenção da Ordem Pública em Democracia

Clique na imagem

Obra publicada :
Gestão de Riscos
 
O livro pode ser adquirido
na Biblioteca do ISCPSI ou
através de pedido para o
 
Obra publicada :
Ciências Policiais e Política Criminal

 

 Clique na imagem

 

 Obra publicada :  

Cidadania, Polícia e Segurança

Clique na imagem
 
Apresentação do Livro :
Liberdade e Segurança

  

 Clique na imagem

 

Boletim do Instituto

Boletins do Instituto 

 

Facebook ISCPSI  
 
Youtube - Canal ISCPSI 
 

Polícia de Segurança Pública

Acesso ao site da Polícia de Segurança Pública  

 

  

 

Estatísticas

Estatísticas  

Acessibilidade

Acessibilidade