Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Maria Teresa Esteves Payan Martins
 
IDENTIFICAÇÃO
Maria Teresa Esteves Payan Martins
CATEGORIA
Professora Auxiliar Com Agregação
E-MAIL
mtemartins@psp.pt
FORMAÇÃO ACADÉMICA
Licenciatura em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, com a classificação final de catorze valores, concluída em 20 de Julho de 1979.
Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas (Época Moderna), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação de Muito Bom, concluído em 12 de Julho de 1995.
Doutoramento em Estudos Portugueses, na especialidade de História do Livro, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação de Muito Bom, Distinção e Louvor por unanimidade, concluído em 11 de Junho de 2002.
Agregação no ramo de Estudos Portugueses, especialidade de História do Livro, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido aprovada, por unanimidade, em 22 de Fevereiro de 2011.
 
ACTIVIDADE DOCENTE
Desempenho de funções docentes no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, como professora da disciplina de Língua e Literatura Portuguesa I e Língua e Literatura Portuguesa II do Curso de Licenciatura em Ciências Policiais, a partir de Outubro de 2003. Desde a reorganização do curso, de acordo com a Declaração de Bolonha, lecciona as unidades curriculares de Língua e Literatura Portuguesa I, II, III e IV. 
Desempenho de funções docentes no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna no Mestrado não Integrado em Ciências Policiais, ministrando as unidades curriculares de Metodologia do Trabalho Científico e de História da Cultura: o fenómeno da criminalidade na Literatura.
Membro do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
Colaboração, desde Outubro de 2012, nos seminários do Curso de Doutoramento em História da Leitura e da Edição, ministrado pelo Centro de História da Cultura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 
Desempenho de funções docentes no Instituto Superior de Línguas e Administração (Isla Campus Lisboa), como professora da unidade curricular de Técnicas de Expressão Oral e Escrita, em cursos de Licenciatura, desde Março de 2010 a Março de 2012.
Desempenho de funções docentes no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), como professora auxiliar da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, nos anos lectivos de 2001-2002 e 2002-2003.
Exercício de funções docentes na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, como assistente na disciplina de Língua e Cultura Portuguesas, de Outubro de 1991 a Julho de 1996;
Desempenho de funções docentes na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, no ano lectivo de 1995/1996, como assistente na disciplina de Técnicas de Expressão.
Investigadora integrada do Centro de História d’Aquém e d’Alem Mar – CHAM – da Universidade Nova de Lisboa, no grupo de investigação «Leitura e Formas de Escrita», desde Janeiro de 2015.
Investigadora do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, desde Julho de 1995 até Dezembro de 2014.
Ligada desde a data de admissão neste Centro à linha de investigação sobre «O Livro e a Leitura», integrou a equipa de investigadores do projecto desenvolvido neste Centro e intitulado «Iconografia do livro impresso em Portugal (séculos XV - XVIII) - marcas tipográficas e insígnias de papeleiros», o qual mereceu a aprovação e o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no concurso de projectos de I&D (PTDC/HIS/HEC/101362/2008).
Membro do projecto de cooperação internacional (Portugal/Brasil/França) intitulado «A circulação transatlântica dos impressos – a globalização da cultura no século XIX», coordenado pela Prof. Márcia Abreu da Universidade Estadual de Campinas.
Investigadora colaboradora do Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
Colaboradora do Instituto de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa, desde Julho de 2007.
Bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (triénios de 2003-2006 e 2006-2009).
 
Livros: A Censura Literária em Portugal nos séculos XVII e XVIII. Lisboa, F.C.G. / F C T, 2005.
Debate Ideológico na Censura Pós-Pombalina. Lisboa, Verbo, 2011.
Livros Clandestinos e Contrafacções em Portugal no século XVIII. Lisboa, Edições Colibri, 2012.
 
Artigos em obras colectivas e em revistas:
 «Verdadeiro Método de Estudar», in Cultura, Revista de História e Teoria das Ideias. Lisboa, Universidade Nova, Centro de História da Cultura, vol. IX (1997), pp. 221-248.
«Inspecções às livrarias lisboetas no século XVIII», in Revista Portuguesa de História do Livro. Lisboa, Távola Redonda, nº 10 (2002), pp. 59-74.
«Censores censurados: o caso da tradução portuguesa do Pastor Fido de Guarini», in Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Artur Anselmo. Coimbra, Almedina, 2008, pp. 23-29.
«O índice inquisitorial de 1624 à luz de novos documentos», in Cultura, Revista de História e Teoria das Ideias. Lisboa, Universidade Nova, Centro de História da Cultura, vol.28 (2012), pp. 67-87.
«Frei José Mayne: um coleccionador do século XVIII», in Tratar, Estudar; Disponibilizar – Um futuro para as Bibliotecas Particulares. Org. de Vanda Anastácio. Lisboa, Banco Espírito Santo, 2013, pp. 71-78.
 
​​