Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
José Joaquim Antunes Fernandes
 
Identificação:
 
José Joaquim Antunes Fernandes
 
Categoria:
 
Intendente da PSP – Professor Auxiliar convidado do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
 
E-mail:
 
jjafernandes@psp.pt – antunesfernandes@gmail.com
 
Formação académica:
 
Doutorado em Ciências Sociais – Especialização em Ciência Política;
Mestrado em Sociedades e Políticas Europeias, Departamento de Sociologia do ISCTE;
Pós-Graduação em “Política Internacional e Resolução de Conflitos”, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2004 – 2005.
Licenciatura em Direito, conferida pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Licenciatura em Ciências Policiais, conferida pela Escola Superior de Polícia.
Frequência e conclusão de todas as cadeiras do 1º ano, do Curso de História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
 
Atividade docente:
 
Ciência Política – 1.º ano
Filosofia Política – 4.º ano
 
Investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas – ISCSP


Código do Procedimento Administrativo, publicado pela Escola Superior de Polícia.

Ilícito de Mera Ordenação Social, publicado pela Escola Superior de Polícia.
Do Crime de Emissão do Cheque Sem Provisão e Legislação Complementar, publicado pela Escola Superior de Polícia.
 
“Polícia, Exclusão Social e Minorias”, in Direitos humanos e eficácia policial: sistemas de controlo da actividade policial / Inspecção-Geral da Administração Interna - Lisboa.
 
“O policiamento em zonas de intervenção prioritária” in, Controlo Externo da Actividade Policial, pág.125 -137, Inspecção-Geral da Administração Interna.
 
Educação, Coesão Social e Segurança Pública – O Impacto na Crise e no Caos, in Caos Urbano, Edição:  PACTOR – Edições de Ciências Sociais e Política Contemporânea.
 
PODER (Potência) – in na “Enciclopédia das Relações Internacionais”, Editor Dom Quixote.
 
A segurança pública e a crise do Estado-Providência. A emergência de uma nova matriz da política de segurança in livro “A Crise e o Futuro”, Edição Pedro Ferreira-Artes Gráficas.
 
A função policial na era da incerteza: crise e desafios da segurança pública - in livro “Crise, Estado e Segurança”, Editor MGI.
 
 
Referências adicionais:
 
Curso de Auditor de Defesa Nacional – Instituto da Defesa Nacional, Portugal.
Elaboração do projecto: “Policiamento Para Zonas de Intervenção Prioritária”, (publicado no Diário da Assembleia da República), III série.
 
Colaboração no Programa "Reinserção Segura", organizado em parceria pelo Ministério da Justiça e da Administração Interna (Setembro de 2000).
 
Participação nos Grupos de Apoio Técnico ao Conselho Consultivo para a Formação das Forças e Serviços de Segurança do Ministério da Administração Interna.
 
Co-autor do Relatório apresentado à Ministra da Justiça de Cabo Verde, intitulado: “Reflexão sobre a problemática dos jovens em conflito com a lei. Criação de um quadro lógico da situação actual e projecção de um programa de formação e reinserção social”, elaborado no âmbito da missão realizada em Cabo Verde enquadrada pelo Gabinete para as Relações Internacionais Europeias e de Cooperação do Ministério da Justiça (Maio de 2004);
 
Assistência Técnica com Cabo Verde (Apoio à implementação e desenvolvimento de um Centro de Internamento de Menores) de 11 a 19 de Dezembro de 2005, realizada pelo Gabinete para as Relações Internacionais e de Cooperação (GRIEC).
 
Estágio de Advocacia realizado na Ordem Distrital de Lisboa, tendo desenvolvido actividade no domínio das jurisdições cível, família e penal.
 
 
​​