O Caderno Informativo é uma iniciativa de investigação informativa temática, que pretende dar a conhecer os recursos bibliográficos pertencentes à coleção da Biblioteca do Centro de Documentação e Informação (CDI/ICPOL) e Biblioteca da PSP, nomeadamente, as suas monografias, artigos de publicações periódicas, Dissertações de Mestrado defendidas no ISCPSI, e os Trabalhos Finais do Curso de Direção e Estratégia policial (CDEP) e do Curso de Comando e Direção Policial (CCDP).
Para além destes recursos é intenção do Caderno Informativo facultar referências de tipologia diversificada, obtidas através de uma exaustiva pesquisa de fontes informativas em domínio público, ou em acesso aberto: repositórios científicos, sites de entidades governamentais e não-governamentais. Privilegiou-se, portanto, a seleção de conteúdos em formato eletrónico, dado que permitem uma maior facilidade no acesso à informação.
Na curvatura das Comemorações dos 40 anos das Ciências Policiais em Portugal (1982-2022), promovidas pela Polícia de Segurança Pública e pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, o Centro de Documentação e Informação (CDI), do Centro de Investigação (ICPOL – Unidade ID&I | Police Research Center N.º 4915), associa-se à efeméride com a publicação do Caderno Informativo n.º 7 – Ciências Policiais (cf. hiperligação), pretendendo contribuir com informação sistematizada e congruente, para consciencializar os leitores para estas matérias.Em 2022, as Ciências Policiais alcançaram consagração normativa, patenteada no Regime Jurídico do Ensino Superior Público Policial e harmonizada no contexto do ensino superior público nacional. O Artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 13/2022, de 12 de janeiro, conformou a concetualização deste campo específico do conhecimento, na contextura lusíada. As Ciências Policiais constituem um acervo organizado e sistematizado de conhecimentos científicos sobre a organização policial, enquanto instituição, e sobre a ação policial, enquanto processo, cujo estudo científico aplicado contribui para a edificação de padrões de atuação dos organismos policiais e dos seus profissionais, tendo por referência os direitos fundamentais dos cidadãos, a defesa da legalidade democrática e a garantia da segurança interna.O Caderno Informativo é uma iniciativa de investigação informativa e bibliográfica, que pretende dar a conhecer a toda a comunidade, os recursos bibliográficos pertencentes à coleção da Biblioteca do CDI, nomeadamente, as suas monografias e dissertações de Mestrado, que versam sobre este tema. Estas espécies encontram-se disponíveis para consulta na sala de leitura e são passíveis de serem emprestadas em regime domiciliário. Conforme poderão verificar, em alguns dos casos, é disponibilizada a sua versão digital. Para além destes recursos, é intenção deste Caderno Informativo facultar recursos de tipologia diversificada, obtidos através de uma exaustiva pesquisa de fontes informativas em domínio público, ou em acesso aberto: imprensa, repositórios científicos, sites de entidades governamentais e não-governamentais. Privilegiou-se, portanto, a seleção de conteúdos em formato eletrónico, dado que permitem uma maior facilidade no acesso à informação.
Desde 1996, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado no dia 23 de abril, por iniciativa da UNESCO.É uma data simbólica para a literatura, já que este dia regista o falecimento de importantes escritores, como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.Associando-se a esta comemoração, o Centro de Documentação e Informação (CDI), do Centro de Investigação (ICPOL – Unidade de ID&I), do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), assinala esta data com a publicação de mais um Caderno Informativo, subordinado à temática do Livro e os Direitos de Autor, pretendendo contribuir com informação congruente, para consciencializar os leitores para estas matérias.Em simultâneo, O CDI irá promover uma iniciativa de oferta de livros, que irá decorrer no dia 22 de abril, entre as 09h30 – 17h30.
O Dia Internacional das Migrações, ou Dia Internacional do Migrante, é celebrado anualmente a 18 de dezembro, invocando a data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias, corria o ano de 1990. Anualmente, realizam-se múltiplas atividades e eventos, desde vigílias, em homenagem daqueles que pereceram no decurso deste movimento de massas, à apresentação de documentários sobre a migração, a título meramente explicativo. Ao longo da história do homem, a migração tem sido uma exteriorização arrojada da escolha da pessoa em ultrapassar a adversidade e em granjear uma vida melhor. As novas tecnologias de comunicação e informação, expandidas com a globalização, aumentaram os fluxos migratórios entre fronteiras, regiões, países e continentes. A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) apresenta 17 objetivos para transverter o nosso mundo. A regulação da migração, ordenada e segura, é uma das metas do objetivo 10 para reduzir as desigualdades.
O Centro de Documentação e Informação (CDI), do Centro de Investigação (ICPOL – Unidade ID&I) do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), assinala esta data com a publicação do Caderno Informativo n.º 5 – Migrações (disponível através da hiperligação), pretendendo contribuir, com informação congruente, para consciencializar os leitores para esta matéria.
O Caderno Informativo é uma iniciativa de investigação informativa e bibliográfica, que pretende dar a conhecer a toda a comunidade, os recursos bibliográficos pertencentes à coleção da Biblioteca do CDI, nomeadamente, as suas monografias e dissertações de Mestrado, que versam sobre este tema. Estas espécies encontram-se disponíveis para consulta na sala de leitura e são passíveis de serem emprestadas em regime domiciliário. Conforme poderão verificar, em alguns dos casos, é disponibilizada a sua versão digital. Para além destes recursos, é intenção deste Caderno Informativo facultar recursos de tipologia diversificada, obtidos através de uma exaustiva pesquisa de fontes informativas em domínio público, ou em acesso aberto: imprensa, repositórios científicos, sites de entidades governamentais e não-governamentais. Privilegiou-se, portanto, a seleção de conteúdos em formato eletrónico, dado que permitem uma maior facilidade no acesso à informação.
O Centro de Documentação e Informação (CDI), do Centro de Investigação (ICPOL – Unidade de ID&I), do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), assinala esta data com a publicação de mais um Caderno Informativo (carregue aqui), pretendendo contribuir, com informação congruente, para consciencializar os leitores para esta matéria.
O Caderno Informativo é uma iniciativa de investigação informativa e bibliográfica, que pretende dar a conhecer a toda a comunidade, os recursos bibliográficos pertencentes à coleção da Biblioteca do CDI, nomeadamente, as suas monografias e dissertações de Mestrado, que versam sobre este tema. Estas espécies encontram-se disponíveis para consulta na sala de leitura e são passíveis de serem emprestadas em regime domiciliário. Conforme poderão verificar, em alguns dos casos, é disponibilizada a sua versão digital
O Dia Europeu pelas Vítimas de Terrorismo foi instituído, em 2004, pelo Conselho Europeu, na sucessão dos mortíferos atentados de Madrid, que causaram 91 mortos e cerca de 1800 feridos. Desde então, o dia 11 de março foi passou a ser comemorado pela comunidade nacional e internacional, enquanto tributo a todas as pessoas que perderam a vida em ataques terroristas, partilhando a dor dos familiares e dos amigos das vítimas de terrorismo.
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2013, o dia 30 de julho como o Dia Mundial Contra o Tráfico de Seres Humanos, no sentido de alertar e sensibilizar os cidadãos para este fenómeno, que se constitui como crime grave e uma séria violação dos direitos humanos.
Desde então, Portugal e a restante comunidade internacional, têm vindo a criar medidas de prevenção, investigação e penalização deste crime, assim como na intervenção e apoio às suas vítimas.
O Centro de Documentação e Informação (CDI) do Centro de Investigação (ICPOL – Unidade de ID&I) do ISCPSI assinala esta data com a criação e disseminação do seu primeiro número do Caderno Informativo sob o tema do Tráfico de Seres Humanos, e o combate a este fenómeno que afeta milhões de pessoas em todo o Mundo.
O Caderno Informativo - Tráfico de Seres Humanos, é uma iniciativa de investigação informativa e bibliográfica, que pretende dar a conhecer a toda a comunidade, os recursos bibliográficos pertencentes à coleção da biblioteca do CDI, nomeadamente, as suas monografias e dissertações de Mestrado, que versam sobre este tema. Estas espécies encontram-se disponíveis para consulta na sala de leitura, e passíveis de serem emprestadas em regime domiciliário. Conforme poderão verificar, em alguns dos casos, é disponibilizada a sua versão digital.
Para além destes recursos, foi intenção deste Caderno Informativo, facultar recursos de tipologia diversificada, obtidos através de uma exaustiva pesquisa de fontes informativas em domínio público, ou em acesso aberto: imprensa, repositórios científicos, sites de entidades governamentais e não-governamentais. Privilegiou-se a seleção de conteúdos em formato eletrónico, dado que permitem uma maior facilidade no acesso à informação.
Caderno Informativo n.º 1 - Tráfico de Seres Humanos(2020).pdf