Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Cibercrime em Portugal
 2ª Reunião de Coordenação do Projecto MATCH SPORT
foto.jpg
Realizou-se nos dias 26 e 27 de Setembro, na cidade de Nea Propontida (Grécia), a 2ª reunião de coordenação do Projecto Internacional MATCH SPORT - Make Amateur Sport Tolerant and Eliminate Discrimination, no âmbito do Programa Erasmus + da União Europeia, coordenado pelo European Forum for Urban Security (EFUS).
O encontro teve lugar nas instalações da Câmara Municipal de Nea Propontida e contou com a presença dos representantes de todas as instituições e cidades parceiras, nomeadamente: (1) ISCPSI/Portugal, (2) Europaische Sport Akademic/Alemanha, (3) Union Italiana Sport per Tutti/Itália, (4) Liége (BE), (5)  Lisboa (PT), (6) Loano (IT), (7) Maranello (IT), (8) Nea Propontida (GR) e (9) Valence (FR).
Esta reunião teve como principais objectivos:
1.      Discutir a primeira versão do documento que analisa o “Estado da Arte”, proporcionando uma visão acerca do fenómeno da discriminação e violência no desporto amador a nível europeu e onde se pretende incluir todas as informações e análise de dados elaborada por todos os parceiros, bem como a referência às “boas práticas” que já estão a ser implementadas;
2.      Apresentar a estrutura modular de um programa de formação destinada aos intervenientes locais (ex: escolas, organizações e associações desportivas) e a adaptar de acordo com as prioridades e necessidades de cada cidade parceira;
3.      Analisar as propostas e ideias para os projectos piloto que cada cidade pretende implementar até ao final do projeto (Dezembro de 2020).
O balanço foi muito positivo e o espírito de partilha e interajuda revelou-se uma constante, reforçando o trabalho em rede desta equipa multidisciplinar, na qual a Polícia de Segurança Pública está representada pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
 
Lançamento do livro "Cibercrime em Portugal"
Cibercrime em Portugal | Lançamento do livro do Mestre Nelson Amador, Assistente de Investigação do ICPOL-ISCPSI, no dia 3 de fevereiro de 2018, pelas 16:00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.
 
 
 
 
 
 
Novas Estratégias para a Prevenção da Violência na América Latina
 
A Casa da América Latina, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e o Efus (Fórum Europeu para a Segurança Urbana) organizam a conferência “Novas Estratégias para a Prevenção da Violência na América Latina”. A conferência realiza-se no dia 9 de dezembro, no Auditório do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (Rua 1º de Maio, nº 3, Alcântara), entre as 09h30 às 12h30.
Para ler mais clique aqui
 
Reunião Científica Internacional Direitos Fundamentais e Atividade Policial.
 
A Reunião Científica Internacional Direitos Fundamentais e Atividade Policial.
O evento realizou-se no Auditório Afonso de Almeida do Institituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, sob a coordenação do ICPOL - Centro de investigação do ISCPSI, nos dias
03 e 04 de dezembro de 2015.
 
Para mais informações clique aqui.
 
 
 
 
Conferência Nacional
Segurança Interna e Defesa Nacional Face ao Terrorismo Internacional de Matriz Islamista
 
No dia 24 de Outubro de 2015, realizou-se na cidade de Torres Novas, no Auditório Gustavo Pinto, a Conferência Nacional Segurança Interna e Defesa Nacional Face ao Terrorismo Internacional de Matriz Islamista, organizada pela ANAP – Associação Nacional dos Aposentados da Polícia – onde participaram como oradores o Prof. Doutor Hermínio Joaquim de Matos e o Prof. Doutor Luís André Elias, ambos professores do ISCPSI, e o Prof. Doutor Francisco Proença Garcia, da Universidade Católica Portuguesa, os quais apresentaram temas cujo denominador comum é a ameaça actual do terrorismo internacional, quer na perspectiva da segurança interna, quer na de defesa nacional. A abertura da Conferência ficou a cargo do Presidente da Direção Nacional da ANAP, Mestre Manuel Lopes Martins, Subintendente Aposentado, e o seu Encerramento pela intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas – que acolheu e patrocinou o evento –, Dr. Pedro Paulo Gomes Ferreira.
 
 
 
 
 
 
I Conferência Internacional sobre Criminologia e Segurança Pública
 
O Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, de Cabo Verde, parceiro institucional e internacional do ISCPSI, realizou a I Conferência Internacional sobre Criminologia e Segurança Pública, na Cidade da Praia, a 21 de Outubro de 2015, para sinalizar o início do Curso de Criminologia e Segurança Pública. A abertura do evento foi presidida por S. Exa. o Presidente da República de Cabo Verde, Prof. Dr. Jorge Carlos Fonseca, fundador do ISCJS. No ato de abertura, a Dra. Yara Miranda, atual presidente do ISCJS, proferiu umas palavras alusivas ao momento histórico que se estava a viver na cidade da Praia.
O Prof. Doutor Hermínio Joaquim de Matos, do ICPOL – ISCPSI, representou a nossa instituição com uma conferência subordinada ao tema Terrorismo Internacional de Matriz Islamista e a (In)Eficácia Contraterrorista, cuja mesa foi presidida pela Diretora de Imigração de Cabo Verde, Dra. Carmen Barros, e contou com a participação do Diretor do Curso de Criminologia e Segurança Pública, Dr. Augusto Teixeira.
 
 
Ação de Formação – Siemens
O ISCPSI – por meio do ICPOL-Centro de Investigação – ministrou, nos dias 21 e 22 de setembro, uma Ação de Formação à Siemens Postal, Parcel & Airport Logistics sobre: Body language, Entrevistas e Interrogatórios - Noções Básicas Aplicadas às Empresas. A referida formação, frequentada por 24 funcionários dos quadros médios e superiores da empresa, foi coordenada pelo Prof. Doutor Hermínio Matos, do ICPOL - ISCPSI, e contou com a participação do Mestre João Costa Andrade, docente deste Instituto, e do Dr. Rui Mergulhão Mendes, especialista em linguagem não-verbal e programação neurolinguística, CEO da Emotional Business Academy.
 
 
 
 
Estão Abertas as Inscrições
VIII Mestrado em Ciências Policiais – Não integrado
Temos em funcionamento as especializações em Segurança Interna, Gestão da Segurança, Criminologia e Investigação Criminal, Gestão Municipal de Segurança, e Gestão Civil de Crises.
Um corpo docente qualificado e especializado que conjuga teoria com a prática científica. A par das horas de contato, temos um programa de seminários e eventos científicos, e estamos a preparar um conjunto de visitas de estudo adequadas a cada área de especialização.
É um curso que conta com mais de trinta mestres nacionais e estrangeiros, sendo que algumas das dissertações já se encontram publicadas em livro.
É um curso direcionado para todos os que tenham uma licenciatura ou curso equivalente nas áreas científicas das ciências policiais, ciências jurídicas, da criminologia, da sociologia, da psicologia, da antropologia, da ciência política, da gestão, da economia, da matemática, das engenharias (etc.), e que desejam aprofundar os seus estudos em temáticas como a segurança e a justiça.
É uma mais-valia e um desafio que esperamos que aceite e vença.
Inscreve-te.
Para mais informações, clique aqui.
 
 
Simpósio Internacional Diplomacia Policial: Formação e Saberes
No dia 2 e 3 de julho de 2015, realizou-se no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna mais um evento científico integrado no Projeto FCT – PTDC/IVC-ANT/5314/2012 – COPP-LAB: Circulações de Polícias em Portugal, África Lusófona e Brasil, sediado no ICS/IUL, e com a participação do ICPOL-ISCPSI, da Universidade do Porto, do SOCIOUS-ISEG e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Este evento prestigiou e integrou as comemorações do 148º Aniversário da Polícia de Segurança Pública e do 30.º Aniversário do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
 
 
Para ler mais clique aqui
 
 
 
 
Simpósio Internacional Diplomacia Policial: Formação e Saberes
 
Encontram-se abertas as inscrições para o Simpósio Internacional Diplomacia Policial: Formação e Saberes, do Projeto FCT COPP-LAB: Circulação de Polícias em Portugal, Árica Lusófona Brasil, que se realiza no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, sob a coordenação do ICPOL-Centro de Investigação do ISCPSI. Inscreve-te para biblioteca@psp.pt 
 
Para ver o programa  clique aqui
 
 
 
 
 
Visita de Estudo ao COMETPOR
 
Nos passados dias 17 a 19 de Junho, os alunos da Turma B do VII Curso de Mestrado em Ciências Policiais, especialização em Criminologia e Investigação Criminal, composta por alunos que são Delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil do Brasil, realizaram uma  Visita de Estudo ao Comando Metropolitano do Porto (COMETPORT) e à Universidade do Minho.
 
 
 
 Para ler mais  clique aqui
 
 
 
 
 
 
 
 
Semanário Liberdade e Segurança
 
Decorreu nos dias 3 e 4 de Junho de 2015, o III Seminário Liberdade e Segurança, uma iniciativa anual e consecutiva do ICPOL – Centro de Investigação do ISCPSI e o Observatório Político, tendo contado com a presença de S. Exa. Ministra da Administração Interna, Professora Catedrática Anabela Miranda Rodrigues, do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente Luís Peça Farinha, tendo a conferência de abertura ficado a cargo do Professor Emérito Adriano Moreira. Durante os dois dias do seminário, foram debatidos diversos temas: os desafios à Governança da Liberdade e Segurança, a Liberdade e da Normatividade da Segurança, a Superioridade Ética do Estado, a Segurança e as Liberdades Civis, a Segurança, Economia e Poder, e a Cibersegurança e as Novas Ameaças. O Seminário foi encerrado pela Diretora do Observatório Político, Profa. Doutora Cristina Montalvão Sarmento, e pelo Diretor do ICPOL-ISCPSI, Intendente Manuel Guedes Valente. 
 
 
III Seminário - Liberdade e Segurança
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, por meio do ICPOL-Centro de Investigação, e o Observatório Político realizou o III Seminário dedicado à Liberdade e Segurança, nos dias 3 e 4 de junho de 2015. O evento decorrerá no auditório Superintendente-Chefe Afonso de Almeida e contou com a participação de oradores de elevado nível científico.
 
Para ver o programa clique aqui
 
 
 
 
Apresentação do Livro Liberdade e Segurança
 
Foi lançado no passado dia 3 de Junho de 2014, o livro Liberdade e Segurança, edição ICPOL-ISCPSI, conjunto dos estudos apresentados no seminário Liberdade e Segurança, congregando um esforço dos autores e das suas reflexões, proporcionando desta forma um importante registo das contribuições que servirão de análise e crítica pela comunidade académica. A edição desta publicação, à semelhança de anos anteriores, pretende lançar um sinal distintivo na investigação científica, nomeadamente demonstrando uma inovação do pensamento universitário tradicional. A coordenação da obra contou com a coordenação de Eduardo Pereira Correia e com a participação de Adriano Moreira, Cristina Montalvão Sarmento, M. Teresa Payan Martins, José Fontes, Mónica Ferro, Raquel Duque, Maria Raquel Freire, José Matos Torres, Jorge Portugal, José Carlos Martins, Armando Dias Ramos, Hermínio Matos e Manuel Monteiro Guedes Valente. A edição deste livro e do evento teve o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 
 
 
 
 
XXXVI Colóquios de Relações Internacionais
 
Em 27 de Maio de 2015, na Universidade do Minho, em Braga, decorreram os XXXVI Colóquios de Relações Internacionais, dedicado ao tema Jihad Global(izada): Anatomia de uma Ameaça Renovada.
O Painel A Luta Global contra o Terrorismo Fundamentalista Islâmico: O Papel de Portugal e da União Europeia, moderado pelo Professor Doutor Sérgio Neiva Ribeiro da Universidade do Minho, contou com a participação do Prof. Doutor Hermínio Matos, docente do ISCPSI e Investigador nas áreas do terrorismo e contraterrorismo, e da Professora Doutora Ana Paula Brandão, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
A comunicação do Prof. Doutor Hermínio Matos“Contraterrorismo em Portugal: velho problema com “novas” soluções?” – debruçou-se sobre as recentes (re)formulações, no âmbito do prevenção e resposta ao fenómeno terrorista em Portugal: a recente aprovação da Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo e as reformas legislativas, efetuadas e curso.
 
IV Curso de Contraterrorismo
 
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, por meio do ICPOL, realizou, entre 04 e 15 de Maio, o IV Curso Intensivo de Contraterrorismo, leccionado por professore universitários, altas personalidades da Polícia de Segurança Pública, das Forças Armadas, do jornalismo e da magistratura. A conferência de abertura, presidida pelo Diretor do Instituto, teve a honra de ser proferida pelo catedrático Sousa Lara. (...) Para ler mais clique aqui
 
 
 
 
Inauguração da Biblioteca do ISCPSI Professor Catedrático Germano Marques da Silva
 
No dia 6 de Março foi inaugurada por Sua Excelência a Ministra da Administração Interna, Professora Catedrática Anabela Miranda Rodrigues, a Biblioteca do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna Professor Catedrático Germano Marques da Silva.
Entre outras individualidades, estiveram também presentes Suas Excelências a Inspetora Geral da Administração Interna, o Diretor Nacional da PSP, os Diretores Nacionais Adjuntos, Inspetor Nacional, o Diretor do ISCPSI, Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, Comandante da UEP e outros oficiais da PSP.
 
 
 
 
Palestra Segredos de Amor e Sangue
de
Francisco Moita Flores
 
No passado dia 11 de Maio, ao final da tarde, no âmbito do Seminário de História da Cultura: o fenómeno da criminalidade na Literatura, do Curso de Mestrado em Ciências Policiais, especialização em Criminologia e Investigação Criminal, leccionado pela Profa. Doutora Maria Teresa Payan Martins, tivemos o privilégio de contar com a presença do Dr. Francisco Moita Flores. (...)
Para ler mais clique aqui
 
 
IV Curso Intensivo de Contraterrorismo
 
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, através do seu ICPOL – Centro de Investigação, realizou-se o IV Curso Intensivo de Contraterrorismo, com início a 04 de maio de 2014,.
O curso conta com a participação de professores e individualidades portugueses e estrangeiros que vão permitir uma abordagem e um debate globalizado de um tema atual, presente e transnacional.
 
As inscrições estiveram abertas ao público até 30 de abril de 2015.
 
Para ver o programa clique aqui
 
Ficha de inscrição clique aqui
 
 
 
                       clique na imagem 
 
Projeto COPP-LAB: Circulação de Polícias em Portugal, África Lusófona e Brasil
 
O Volume 16 da Revista Brasileira de Segurança Pública tem um Dossiê: Ensaios da mudança em polícias de países lusófonos, obtido no âmbito do evento do projeto de I&D com o título COPP-LAB: Circulação de Polícias em Portugal, África Lusófona e Brasil, realizado em parceria com a Universidade de Brasília, com a Universidade de Campinas – São Paulo, com a ESP/ANP-PF, com a ADPF e FBCP, nos dias 16-17 de outubro de 2014, em Brasília. O projeto COPP-LAB está sediado no ICS-UL (sob a direção da Doutora Susana Durão) e integrado pelo ICPOL-ISCPSI, pelo SOCIUS-ISEG, UERJ, UNICAMP.
O dossiê realça a importância da formação e do saber para uma atuação democrática da polícia, fruto e espelho das constituições democráticas, assim como tosos os artigos demonstram a importância do ISCPSI na cooperação lusófona e, por isso, na construção de uma diplomacia policial. A revista pode ser consultada no link: http://www.forumseguranca.org.br/produtos/revista-brasileira-de-seguranca-publica/16a-edicao
 
Aula Magna de Abertura do Ano Académico da Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília  
 
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna proferiu a Aula Magna de abertura do ano académico do programa de Mestrado em Direito da Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília, no auditório do Campus II, no dia 26 de fevereiro de 2015, pelas 19H00’. A Aula Magna e o debate que se seguiu trataram do tema «Polícia e Direitos Humanos», assim como de subtemas conexos. A intervenção incidiu sobre uma abordagem jurídico-constitucional-administrativa e penal, alertando para a necessidade de um novo paradigma de Polícia no quadro constitucional democrático vigente, sendo que se impõe uma atividade centrada na defesa dos direitos humanos.
No evento estiveram presentes o Reitor da UCB, Doutor Gilberto Garcia, o Diretor da Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília, Doutor Diaulas Ribeiro, a coordenadora do Mestrado, Doutora Liziane Angelotti, o Chefe de gabinete da reitoria, Doutor Dilnei Lorenzi, e o Diretor-geral da Escola do Ministério Público, Doutor Carlos Henrique Lima. A Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília conferiu ao Diretor do ICPOL-Centro de Investigação a Medalha de Mérito Académico.
 
Conferência do projeto COPP-LAB no Instituto Superior de Ciências Policiais – Brasília  
 
No dia 2 de março de 2015, em Brasília e no auditório da Legião da Boa Vontade, o Diretor do ICPOL-Centro de Investigação e a Mestre Joana Oliveira, investigadores do projeto FCT COPP-LAB: Polícias em Circulação em Portugal, África Lusófona e Brasil, acompanhados pelo Mestre Eliomar da Silva Pereira, Delegado da Polícia Federal e Professor da ESP/ANP-PF. Acompanharam a mesa do evento o Magnifico Reitor do Instituto Superior de Ciências Policiais da Polícia Militar de Brasília, Coronel Fábio Aracaqui de Sousa Lima e o Pró-reitor de Pesquisa, Coronel Marcos de Araujo. Estiveram, ainda, presentes no evento o Pró-reitor de Graduação, Coronel Leobertino Rodrigues Lima Filho, o Comandante do Centro de Altos Estudos e Aperfeiçoamento, Coronel Marcus Vinicius Oliveira Sampaio, e o Pró-reitor de Gestão Académica do ISCP, Major Luciano Silva.
Os palestrantes fizeram a apresentação do projeto e suas dinâmicas e temáticas de correlação na cooperação policial lusófona no âmbito da formação, uma conferência sobre os desenvolvimentos de investigação levados a cabo pelo projeto, e a importância do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal na formação dos quadros superiores das várias policiais dos PALOP e da importância para o aprofundamento das ciências policiais no Brasil. A conferência foi dirigida a uma plateia composta por oficiais, sargentos e praças do Instituto Superior de Ciências Policiais da Polícia Militar de Brasília.
O Magnífico Reitor do ISCP de Brasília falou do projeto de expansão do ISCP/BSB, do curso de tecnólogo em ciências policiais, das pós-graduações lato sensu – ciências jurídicas e em direito ambiental – e da abertura/necessidade de celebração de um protocolo de cooperação entre o seu Instituto e o ISCPSI de Portugal, fonte de inspiração na mudança de paradigma de ensino e de abertura à comunidade por parte do ISCP/BSB.

 

II Seminário Internacional de Ciências Policiais e Política Criminal
 
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, através do seu ICPOL-Centro de Investigação,realizou nos dias 10 e 11 de dezembro de 2014 o II Seminário Internacional de Ciências Policiais e Política Criminal.
 
 
 
Para ver o programa clique aqui
 
 
 
 
 
 
 

 

 II Congresso Luso-Brasileiro de Criminalidade Económico-Financeira

 

Nos dias 13 e 14 de novembro de 2014, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e a Diretoria Regional, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e a Faculdade de Direito da PUC-RS, realizaram o II Congresso Luso-Brasileiro de Criminalidade Económico-Financeira. A Coordenação Científica esteve entregue ao Diretor do ICPOL-Centro de Investigação do Instituto, Manuel Monteiro Guedes Valente, e a Comissão Científica e Executiva entregue ao Diretor do Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da PUC-RS, Alexandre Wunderlich, e ao membro da Diretoria da ADPF Regional, Alexandre Isbarrola da Silveira.  
O Congresso tratou do equilíbrio entre a intervenção do Estado na prevenção e repressão da criminalidade económico-financeira, os limites do Direito penal material e processual, dos atores da investigação criminal, da criminalidade organizada e crime económico-financeira, das prisões cautelares e preventivas, da produção e valoração da prova. Os conferencistas são Professores universitários, como o Diretor da Faculdade de Direito da PUC-RS, Fabrício Pozzebon, Aury Lopes Jr., Andrei Scmidt, Francis Beck e Fernanda Osório, Advogados, Luís Henrique Machado e Danilo Knijnik, Delegados de Polícia, Josélio de Souza, Joerberth Pinto Nunes, Luciano Leiro e Josemauro Pinto Nunes, responsável por toda a organização do evento.
Participaram no evento delegados de polícia federal e civil, advogados, alunos de mestrado e doutoramento, procuradores e juízes. O evento contou com o alto patrocínio da Caixa Económica Brasil e Taurus, apoio da Almedina, e organização da Muñoz Cerimonial&Eventos. O evento procedeu também à angariação de bens alimentícios para o Educandário de São João Batista.
 
 
Seminário Internacional
Processo Penal e Direitos Humanos
Rio de Janeiro - Brasil
No dia 10 de Novembro de 2014, no Salão Ruy Barbosa, Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ –, o Diretor do ICPOL-Centro de Investigação e Professor do nosso Instituto proferiu a conferência de abertura – Polícia e Direitos Humanos – do Seminário Internacional de Processo Penal e Direitos Humanos, dirigido pelo Prof. Doutor Geraldo Prado. No evento inseriu-se no quadro do grupo de pesquisa Matrizes Autoritárias do processo penal Brasileiro da FND-UFGJ. Participaram no evento professores de Direito penal e processual penal – Geraldo Prado, Victória Amália de Sulocki, Diogo Malan, Augusto Jobim do Amaral, Renato Stanziola Vieira, Carlos Eduardo Martins – e alunos integrantes do grupo de pesquisa. No evento debateram-se as grandes questões do Direito e da atuação da polícia na defesa e garantia dos direitos Humanos, cuja afirmação é ainda hoje um desafio de todos os seres humanos.
 
II Seminário Internacional de Segurança Pública e Justiça Criminal – Salvador da Baía – Brasil
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação e Professor do nosso Instituto proferiu a conferência de abertura do II Seminário Internacional de Segurança Pública e Justiça Criminal – Salvador da Baía – Brasil, no dia 6 de Novembro de 2014, subordinada ao tema A Segurança como Direito Garantia no e do Estado Democrático de Direito. O evento decorreu no Auditório JJ Calmon de Passos, Sede do Ministério Público da Baía, com o apoio de várias instituições públicas ligadas às questões da segurança pública e da justiça criminal. É um evento integrado no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da Universidade Federal da Baía – Faculdade de Direito, dirigido pela Professora Doutora Ivone Freire Costa. No evento professores portugueses e brasileiros que fizeram intervenções sobre a temática da liberdade, da justiça, segurança, cidadania e da democracia. Os alunos do mestrado e da graduação participaram com a apresentação de trabalhos desenvolvidos em várias árias do saber – direito, sociologia, psicologia, antropologia e economia –, relacionadas com as questões da cidadania, da justiça criminal e da segurança. O evento foi encerrado com uma peça de teatro do Grupo de Teatro da Polícia Militar do Estado da Baía.
 
A Afirmação das Ciências Policiais no Estado Democrático Direito
 
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação e Professor do nosso Instituto, no dia 20 de outubro de 2014, em Brasília, no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), no evento organizado pelo Instituto Superior de Ciências Policiais do Distrito Federal de Brasília, proferiu uma palestra sobre A Afirmação das Ciências Policiais no Estado Democrático de Direito. A sua mensagem assentou na seguinte ideia: o elemento policial precisa estudar e pesquisar, para poder agir sempre por convicção e nunca por conveniência.
O evento foi presidido pelo Reitor do ISCPS-DF, Coronel José Ricardo Rocha Cintra de Lima, e teve como público-alvo os alunos de alguns cursos ministrados atualmente pelo Departamento de Educação e Cultura/Instituto Superior de Ciências Policiais, como as pós-graduações de Especialização em Ciências Policiais (CAO) e Gestão Estratégica em Segurança Pública (CAE), além do CHOAEM e das turmas de Bacharelado em Ciências Policiais (Curso de Formação de Oficiais).
No final do evento, o Diretor do ICPOL deu uma sessão de autógrafos no lançamento da 4.ª Edição do seu livro Teoria Geral do Direito Policial, que se afirma, hoje, como uma obra científica de referência em Portugal, na lusofonia e hispanofonia.

 

 Centro de Investigação Professor Joaquim Veríssimo Serrão

Terrorismo e Extremismo Religioso no Século XXI - A al-Qaeda e o Estado Islâmico na Senda de um Califado Global
 
Hermínio Matos, Investigador do ICPOL – Centro de Investigação e Docente do ISCPSI, proferiu uma Conferência, intitulada Terrorismo e Extremismo Religioso no Século XXI - A al-Qaeda e o Estado Islâmico na Senda de um Califado Global, a convite do Centro de Investigação Professor Joaquim Veríssimo Serrão, do qual o nosso Docente é, também, Investigador Associado. O evento decorreu por ocasião da 39.ª Sessão da Assembleia de Investigadores do CIJVS, em 23 de Outubro de 2014, na casa de Portugal e de Camões, na cidade de Santarém.
O evento académico foi presidido pelo Director do CIJVS, Professor Doutor Martinho Vicente Rodrigues, pelo Professor Doutor Eurico Gomes Dias, membro do Conselho Científico daquele Centro, e pela Dra. Mónica Estrela.
 

 

COPP-LAB: Circulação de Polícias em Portugal, Africa Lusófona e Brasil
 
Seminário Internacional Polícia, Saberes e Formação
 
Nos dias 16 e 17 de outubro de 2014, no auditório Joaquim Nabuco da Universidade de Brasília – Brasil, decorreu o Seminário Internacional Polícia, Saberes e Formação, integrado no projeto COPP-LAB, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A coordenação do evento científico internacional coube a Cristina Maria Zackseski (NEVIS, UnB), Manuel Monteiro Guedes Valente (ISCPSI-ICPOL) e Susana Durão (CEMI-UNICAMP, ICS-UL), responsável do projeto.
O seminário internacional contou com a intervenção de outros membros coordenadores e investigadores do projeto, e de outros professores e investigadores do Brasil: Bruno Amaral Machado, Arthur Trindade Maranhão Costa, Analia Soria Batista, Maria Stela Grossi Porto, Daniel Seabra Lopes, Conor O’Reilly, Joana Oliveira, Cristina U. Rodrigues, Maria Claudia Coelho, Marcus Cardoso, Marcos Leôncio, Célio Jacinto dos Santos, Tatiane Almeida, Rodrigo de Souza Carvalho e Haydée Caruso.
Estiveram presentes neste evento científico as seguintes instituições: ICS-UL, ISCPSI-ICPOL, SOCIUS-ISEG, CEI do ISCTE-IUL, CEMI-UNICAMP, INCT-INEAC, UERJ, ESP/ANP-PF, ADPF e FBCP. O evento contou com o apoio da Faculdade de Direito da UnB, do NEVIS-UnB, da Associação dos Delegados de Polícia Federal e da Fundação Brasileira de Ciências Policiais.

 

Conferência de abertura do III Seminário Nacional do IBADPP – Processo Penal e Democracia

 
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação proferiu a conferência de abertura do III Seminário Nacional do IBADPP: Processo Penal e Democracia, que decorreu nos dias 18 e 19 de setembro de 2014, em Salvador da Baía, Brasil. O tema da conferência foi Os desafios do processo penal do estado democrático de direito: a sociedade internético-personocêntrica. O Instituto Baiano de Direito Processual Penal, presidido pelo Prof. Doutor Elmir Duclerc e sua equipa, realizou um evento científico que contou com a presença de muitos juristas de renome e reconhecido mérito no Brasil e no estrangeiro, onde participaram mais de 500 congressistas de todo o Brasil, de Portugal e de Angola.
 
 
 
Lista de Classificação Final dos Candidatos Aptos no Concurso ao 31.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia (Curso de Mestrado Integrado em Ciências Policiais)
 
Para mais informações clique aqui​.
 

 

Mensagem do Coordenador
Prof. Doutor Manuel Valente

“A inter e a multidisciplinaridade são uma aposta deste curso de mestrado, pensado e estruturado, científica, académica e profissionalmente, para formar gestores de segurança no âmbito da proteção civil - safety - com uma forte componente security e uma visão global própria dos desafios da sociedade.”
 
 
II Congresso Internacional do Obervare
 
Hermínio Matos, Investigador do Icpol-Centro de Investigação e Docente do ISCPSI, participou no II Congresso Internacional do Observare, da Universidade Autónoma de Lisboa, nesta edição subordinado ao tema GUERRA MUNDIAL E RELAÇÕES INTERNACIONAIS – 100 anos depois de 1914, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 2 e 3 de Julho de 2014, e contou com a presença de reputados investigadores, docentes e académicos de vários países. O nosso investigador e docente proferiu a comunicação “Serviços de Informações e Organizações Terroristas: analogia, reciprocidade e interdependência no modo de ação”, num painel moderado pelo General Rodrigues Viana, Diretor do IDN, e em que participaram os Professores/Investigadores Isabel Ferreira Nunes, Bruno Cardoso Reis, Maria Francisca Saraiva, Pedro Graça e João Piedade. Esta Conferência Internacional logrou estabelecer um fórum de discussão académica, cujo sucesso se traduz pelo seu alcance internacional e pela referência que constitui na área de estudo das Relações Internacionais.
 
 
Palestra na Escola da Ordem dos Advogados em Porto Alegre
 
No dia 3 de Junho de 2014, em Porto Alegre-Rio Grande do Sul, Brasil, o Diretor do ICPOL-Centro de Investigação proferiu uma palestra sobre A (i)legalidade da prova penal. Tratou da prova como conceito poliédrico, integrado nos elementos da física tempo e espaço que o Direito e os seus operadores têm de recolocar no discurso teórico-operativo, de modo a reconstruir a teoria da associabilidade dos nomos produção e valoração da prova. Fez uma pequena viagem à ilegalidade e à ilicitude da prova e respectivas consequências jurídicas penais materiais e processuais face à unidade da ordem jurídica assente nos princípios gerais do direito que reponha a discussão na ratio iuris sem olvidar a ratio legis. Relembrou, ainda, a fundamentação como dever e princípio de um sistema judiciário de um Estado democrático de direito, assim como tratou resumidamente as questões polémicas dos conhecimentos fortuitos versus os conhecimentos da investigação, e do «efeito-à-distância».
 
Aulas no Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais
 
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação, nos dias 4 e 5 de Junho de 2014, leccionou o Tópico Jurídico Os Meios Ocultos de Investigação Criminal, aos alunos do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Esta atividade insere-se no âmbito da cooperação entre as duas instituições de ensino superior universitário e assenta no projecto de internacionalização do Instituto e, assim, responder a um dos quesitos da Avaliação e Acreditação dos seus cursos e do próprio Instituto como instituição universitária nacional e internacional.
O Diretor do ICPOL-Centro de Investigação do ISCPSI com a Professora Doutora Ruth Gauer, Diretora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e os mestrandos e doutorandos.
 ​​​​

 

Conferência Luso-Brasileira
A Prova no Processo Penal do Estado Democrática de Direito


O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, por meio do ICPOL-Centro de Investigação, vai promover, no dia 9 de Abril de 2014, uma conferência luso-brasileira subordinada ao tema
A Prova no Processo Penal do Estado Democrático de Direito. Participam na conferência o Professor Catedrático Germano Marques da Silva, os Professores Doutores Geraldo Prado, Nereu Giacomolli, Edson Damas e Manuel Guedes Valente. É necessária a inscrição para obtenção de certificado. Para mais informações
 
 
Para mais informações clique aqui
 
 
 

Nos dias 20 a 22 de fevereiro de 2014, a Escola de Direito da Universidade do Minho realizou o Congresso Internacional
Direito na Lusofonia, com a participação de professores, investigadores, magistrados, procuradores, promotores, policiais, advogados, dos países de Língua Ofical Portuguesa. O ISCPSI e a PSP estiveram presentes com a participação do Mestre Paulo Jorge Valente Gomes, Superintendente da PSP e Oficial de Ligação do Ministério da Administração Interna junto da Embaixada Portuguesa em Paris, Doutor Manuel Monteiro Guedes Valente, Intendente da PSP e Diretor do ICPOL/Professor do ISCPSI, Mestre Hermínio Joaquim Matos, Chefe da PSP e Investigador e Docente do ISCPSI, e o Mestre Rui Pereira, Professor do ISCPSI, na mesa dedicada à Governança, Transnacionalidade e Segurança e respetiva mesa plenária de encerramento do Congresso Internacional Direito na Lusofonia. As comunicações serão publicadas nas atas do congresso, estando já agendado o segundo Congresso Internacional Direito na Lusofonia para 2015, a realizar em Angola.
 
 
World Summit on Counter-Terrorism: ICT's Annual International Conference
 
Hermínio Matos, docente do ISCPSI e investigador do ICPOL-Centro de Investigação do ISCPSI nas áreas do terrorismo e contraterrorismo, participou no World Summit on Counter-Terrorism: ICT's Annual International Conference, organizada pelo ICT - International Institute for Counter-Terrorism, que decorreu entre 8-11 de Setembro de 2013, em Herzliya, Israel.
O evento, uma referência mundial na área dos estudos de terrorismo e contraterrorismo, contou, como habitualmente, com a intervenção de especialistas e académicos de renome internacional, bem como com a intervenção de dirigentes máximos do Estado de Israel ligados às estruturas de segurança e defesa.
Refira-se que a participação do nosso investigador teve o apoio da Embaixada de Israel em Portugal.