Your browser does not support JavaScript!
PT   EN
ISCPSI
Eduardo Filipe Corrêa Rodrigues de Pereira Correia

 

Identificação:
Eduardo Pereira Correia
Categoria:
Professor Assistente
E-mail:
efcorreia@psp.pt
 
Formação académica:
Doutorando em Ciência Política, especialização em Segurança e Defesa, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, orientação científica do Doutor Adriano Moreira e do Doutor José Fontes (2011-2015).
Curso de Estudos Avançados de Doutoramento em Ciência Política, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2009-2011).
Mestrado em Direito e Segurança, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2013-2015).
Mestrado em Ciência Política, Instituições e Processos Políticos, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2007-2009).
Licenciatura em Ciência Política, Políticas Comparadas, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa (2003-2007).
 
Atividade docente:
 
Docente da unidade curricular de Ciência Política, mestrado em Ciências Policiais, Segurança Interna ― ISCPSI.
Docente da unidade curricular de Políticas Públicas de Segurança, Curso de Formação de Oficiais de Polícia, mestrado integrado em Ciências Policiais ― ISCPSI.
Docente da unidade curricular de Políticas Públicas de Segurança, Mestrado em Ciências Policiais, Segurança Interna e Gestão da Segurança ― ISCPSI.
Docente da unidade curricular de Políticas Públicas, Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais – FCSH-UNL.
Formador na pós-graduação “Infra-estruturas e Segurança Interna”, ISCPSI, Escola da Guarda e Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos do MAI.
Formador no curso de formação avançada “Diplomacia na América Latina”, Observatório Político na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Formador no curso de formação avançada “Segurança e Defesa”, Observatório Político na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Formador no curso de formação avançada “Organização e Comunicação Institucional”, Observatório Político na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Investigador doutorando no CIEP-UCP ― Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.
Investigador permanente no departamento de Ciências Sociais e Políticas do ICPOL - Centro de Investigação em Ciências Policiais do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
Investigador Associado do Observatório Político, Unidade de Investigação em Estudos Políticos.
 
Áreas de investigação: Instituições e Processos Políticos, Políticas Públicas, Políticas Públicas de Segurança, Defesa Nacional e Política Comparada.
 


LIVROS

(2012) «Grandes Discursos do Século XX - A Política Portuguesa em 100 anos de História com os melhores discursos à nação», edição, coordenação, selecção e anotações com Maria Luísa Aldim; Editora Fonte da Palavra, Novembro, Lisboa (ISBN 978-989-667-138-9).
(2012) «O Poder Político e a Segurança», edição e coordenação com Raquel Duque, Editora Fonte da Palavra, Setembro, Lisboa (ISBN 978-989-667-122-8).
 
CAPÍTULOS DE LIVROS
(2013) Bañón   i   Martínez,   Rafael;   Tamboleo   García,   Ruben;  Albaladejo, Gema Pastor (Directores). «Managing Scarcity: Participation, Territories and Welfare State» com o capítulo «Presidential Power: The dilemma of the Portuguese Democratic System», GOGEP Complutense ― Faculdad de Ciencias Políticas y Sociología, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, pp. 103-132 (ISBN 978-84-616-5187-6).
 
ARTIGOS E ENSAIOS
(2013) «O Grande Comunicador», in Revista Paralelo, nº VII ― Outono/Inverno, FLAD ― Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa, (ISSN: 1646-883).
(2012) «O  Poder  Político  e  a  Emergência  das  Políticas  Públicas  de Segurança», in Revista Politeia, ano VIII, Lisboa, pp. 39-49 (ISSN: 1640-0367).
(2011) «Intelligence Diplomacy», in Revista Polímnia, número 2, Vol. 1, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas ― Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, pp. 36-43.
(2011) «Why can’t we cross the line?» in Revista Paralelo, nº VI ― Outono/Inverno, FLAD ― Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa, pp. 30-31 (ISSN: 1646-883).
(2010) «Os Poderes Presidenciais no Portugal Pós-Democrático», in Revista Portuguesa de Ciência Política, Ano I, Lisboa, pp. 81-85 (ISSN: 1647-4090).
 
Comunicações científicas:
 
Orador na conferência internacional “Schengen: Pessoas, Fronteiras e Mobilidades”, organização do Instituto de História Contemporânea, no painel «“Schengen: Espaço de Liberdade e Segurança”» com a comunicação «A importância da cooperação policial no Espaço Schengen», Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Lisboa (15.06.2015).
Orador no “VII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política”, organização da Associação Portuguesa de Ciência Política, no painel «Difusão de Poder e Práticas de Segurança em Portugal» com a comunicação «Instrumentos de Governação: Perspectiva das Políticas de Segurança», Faculdade de Economia ― Universidade de Coimbra, Coimbra (14.04.2014).
Orador na “35th Annual Conference of the Association for Contemporary Iberian Studies”, no painel «Political and Social Change in Contemporary Portugal» com a comunicação «The President and the Armed Forces – a Glance at Portuguese Contemporary History», Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (10.09.2013).
Orador na “2nd Annual Internacional Conference in Governance and Public Affairs”, organização do Instituto Complutense de Ciencia de la Administración, no painel «Quality of Democracy: Accountability, electoral systems and political regeneration» com a comunicação «Presidential Power: The dilemma of the Portuguese Democratic System», Faculdad de Ciencias Políticas y Sociología, Universidad Complutense de Madrid, Madrid (3.07.2013).
Orador no seminário “O Poder Político e a Segurança”, organização do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e do Observatório Político, com a comunicação «A Multidimensionalidade da Política na Segurança», Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa (28.05.2013).
Orador no curso de formação avançada “Diplomacia na América Latina”, organização da Casa da América Latina, Observatório Político, com a comunicação «O Poder dos Presidentes da América Latina», Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa (15.02.2013).
Orador na “33rd Annual Conference of the Association for Contemporary Iberian Studies”, no painel «Portuguese Crisis: Security Realities and New Power Challenges» com o tema «Repression versus Prevention: Different Paradigms in Security Policy: The case of Portugal», com Raquel Duque, Kings College London, Londres (04.09.2012).
Orador no “XXIInd World Congress of Political Science”, organização da International Political Science Association, no painel «Re-Centering Decentralization» com a comunicação «The new Spheres of Political Power», Universidad Complutense de Madrid, Madrid (11.07.2012).
Orador no seminário “O Poder Político e a Segurança”, organização do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e do Observatório Político, com a comunicação «Política e Segurança: Teorias e Conjunturas da Actualidade», Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa (14.03.2012).
Orador no “VI Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política”, organização da Associação Portuguesa de Ciência Política, no painel «Portugal Emergente ― Realidades e Tendências» com a comunicação «Os Poderes Simbólicos do Presidente da República», Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ― Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (02.03.2012).
Conferencista no ciclo de debates “Os Presidentes da Latino-América”, organização da Casa da América Latina, com a comunicação «Michelle Bachelet: Mulher, Política e Presidente», Casa da América Latina, Lisboa (23.11.2011).
Orador na  “École  d’Automne  Lisbonne”,  organização  de Sciences Po Paris (Poitiers) e Observatório Político, no painel «A Sociedade Política Portuguesa» com a comunicação «Sistemas de Governo ― O caso Português», Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa (08.11.2011).
Orador no seminário “Crise e Descentralização Financeira ― Da Implementação Política à Governação Local”, organização do CAPP ― Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, com a comunicação «Da Instabilidade Política e (In) Segurança», Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ― Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (30.05.2011).
Orador no seminário “A Crise Política, Económica e Social Portuguesa”, organização da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, com a comunicação «O Panorama Político-Institucional em Portugal ― Que futuro?», Universidade da Beira Interior, Covilhã (17.05.2011).
 
Referências adicionais:
 
Auditor de Defesa Nacional, Curso de Defesa Nacional ministrado pelo Instituto de Defesa Nacional - Ministério da Defesa Nacional (2011-2012)
Auditor de Segurança Interna, Diploma de Estudos Pós-Graduados em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2013-2014)
Membro fundador do Observatório Político, e membro da direcção de (2010-2012).
Membro do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Ciência Política, publicada pelo Observatório Político (ISSN: 1647-4090).
Coordenador Executivo da Colecção de Estudos Políticos, organização da Editora Fonte da Palavra em parceria com o Observatório Político.
Coordenador executivo do Curso de Formação Avançada “Organização e Comunicação Institucional”, organizado pelo Observatório Político com o apoio do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e do Instituto Politécnico de Beja, que teve lugar na Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa
Membro da organização dos seminários “O Poder Político e a Segurança” e “Liberdade e Segurança” promovido anualmente pelo ICPOL ― Centro de Investigação em Ciências Policiais e Observatório Político, Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
Sócio da Associação Portuguesa de Ciência Política, da Association for Contemporary Iberian Studies, da International Political Science Association e da American Political Science Association.
 
​​